A rede municipal de ensino em Baixo Guandu só voltará a funcionar de forma presencial em fevereiro de 2021, conforme anunciou ontem a Secretaria Municipal de Educação, em função da pandemia da COVID-19.
Segundo a professora Cenira Antônia da Silva, secretária de Educação, o Conselho Municipal de Educação emitiu parecer favorável à prorrogação da suspensão das aulas presenciais até dezembro, o que significa dizer que o retorno efetivo somente acontecerá em fevereiro de 2021.
A secretária Cenira acrescentou que a Educação está fazendo a aquisição de insumos e equipamentos necessários para adequação “das medidas administrativas e sanitárias, de acordo com portaria da SEDU e da SESA”, exatamente para permitir o retorno presencial com toda segurança sanitária.
Nas últimas semanas a secretária Cenira se reuniu em várias oportunidades com o prefeito Neto Barros, que já havia manifestado sua posição contrária ao retorno às aulas presenciais, temendo pela saúde dos alunos, professores e demais profissionais da Educação.
O debate foi ampliado e o Conselho Municipal também considerou inoportuno o retorno das aulas presenciais. Em alguns Estados brasileiros e fora do país há registro de aumento significativo de casos da COVID-19 com a volta dos alunos às salas de aula.
A própria Secretaria Municipal de Educação em Baixo Guandu fez uma pesquisa junto aos pais e responsáveis e o resultado mostrou que a maioria é contra o retorno das aulas presenciais.