Em vídeo divulgado ontem, (22/09) em suas redes sociais, o prefeito Neto Barros anunciou a inauguração de uma unidade de vigilância em zoonoses, cuja estrutura está em fase final de montagem nas margens da BR-259, na saída em direção a Mascarenhas – no local conhecido como Álvaro Paiva.
A unidade vai ser inaugurada até o final de setembro, devendo imediatamente entrar em operação no atendimento especialmente a cães e gatos. A estrutura montada possui baias específicas para animais, sala de cirurgia, recepção e outras dependências. Vai atender especialmente no socorro a animais abandonados, atropelados ou que necessitem de socorro veterinário.
Mas o Centro de Zoonoses tem uma finalidade também ligada diretamente à saúde dos seres humanos, já que em Baixo Guandu é grande a incidência de leishmaniose, uma doença (zoonose) que tem como hospedeiros exatamente os animais não cuidados devidamente. Os trabalhos de prevenção à raiva canina também deverão ter como base o Centro de Zoonoses.
O prefeito Neto Barros assumiu publicamente o compromisso de criar esta unidade de atendimento aos pequenos animais, durante a campanha eleitoral de 2016, quando foi reeleito, e ontem anunciou de surpresa o Centro de Zoonoses, que começa a funcionar já nos próximos dias.
Confira o vídeo do prefeito Neto Barros anunciando a unidade de zoonoses: