O eleitor de Baixo Guandu não pode reclamar este ano de falta de opções para votar para prefeito na eleição de 15 de novembro.
Serão 6 candidatos a disputar quem vai substituir Neto Barros na Prefeitura, 4 já confirmados em convenções realizadas no final de semana e dois que terão os nomes homologados em convenção já marcada para a próxima quarta-feira, 16 de setembro. A campanha eleitoral está liberada para iniciar no dia 26 de setembro.
Neste domingo, (13/09) duas convenções partidárias foram realizadas: o vice-prefeito Eloy Avelino, do PDT (vice Lorrany Rodrigues) foi confirmado candidato e também Lastênio Cardoso, do partido Solidariedade, que tem como vice o médico Patrick Perucchi.
Ontem, sábado, a convenção do partido Avante lançou candidato a prefeito o ex-diretor da Ciretran Saulo Bussolar, tendo como vice o ex-presidente da Câmara Luiz Schwambach.
O empresário de auto escola Valteir Lopes também é candidato a prefeito de Baixo Guandu: a convenção do seu partido (PSC) foi realizada na última quinta-feira, tendo como vice Fábio Abreu.
Na quarta-feira, dia 16, mais duas candidaturas a prefeito serão lançadas: Wilton Minarini concorre pelo PSD e o também vereador Aguinaldo da Fênix (PSB) , ambos com convenção marcada. O vice de Wilton ainda está indefinido , mas o vice de Aguinaldo é o vereador Romilson Araújo.
Não se tem notícia na história recente de Baixo Guandu, de tantos candidatos disputando a Prefeitura. Em 2004 tivemos 4 nomes disputando, três em 2008, em 2012 apenas dois candidatos, o mesmo ocorrendo na eleição de 2016. Em 2020 a escolha do eleitor terá 6 opções a prefeito, o que deve incentivar muito o comparecimento às urnas.