O advogado Eduardo Santos Simões de Almeida, inscrito na OAB-MG, acabou preso no último sábado na cidade de Guarapari, no Sul do Estado, depois de convocar uma reunião com atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana e confrontar com advogados representantes da Ordem dos Advogados do Espírito Santo, que foram ao local fiscalizar a atuação do profissional detido.
A confusão acabou na Delegacia de Polícia, para onde o advogado Eduardo foi conduzido pela PM. Na Delegacia o advogado ofendeu e ameaçou a própria presidente da OAB-ES, Érica Neves. Antes ele já havia entrado em forte atrito com outros advogados capixabas, que foram fiscalizar a atuação do advogado Eduardo.
A presidente da OAB-ES, Érica Neves, explicou que não é permitida a captação de clientes da forma com que o advogado estava fazendo. Na reunião em Guarapari, ele reuniu cerca de 500 pessoas num quadra de escola no bairro Itapebussu, com toda estrutura necessária para captar clientes.
O advogado Eduardo Santos Simões, de 34 anos, nem sequer é filiado à OAB-ES, o que restringe a atuação dele no Estado.
“Não vamos permitir este avilte, tanto contra a advocacia, quanto contra o povo. Regras existem para serem compridas”, explicou a presidente da OAB-ES Érica Neves.
Nesta segunda-feira ainda não se tem informações sobre o destino do advogado, se ele foi mesmo encaminhado ao sistema prisional ou liberado.
Publicado em 12/05/2025