A recente comunicação do escritório de advocacia Pogust Goodhead, pedindo que os atingidos atualizem os dados do contrato na ação da Inglaterra, pode esconder uma artimanha para obrigar os clientes a pagar até 30% dos valores que seriam recebidos no sistema indenizatório da repactuação, em favor do escritório inglês a título de “serviços prestados”.
Esta inusitada situação movimenta centenas de advogados que atuam no sistema indenizatório da repactuação, que até admitem denunciar à OAB nacional “cláusulas abusivas”, no contrato do Pogust Goodhead, capazes de diminuir ainda mais os valores que serão pagos aos atingidos, no Brasil, fruto do acordo homologado em 6 de novembro de 2024 pelo STF.
“Eu estou orientando meus clientes a não atualizar o contrato com o Pogust Goodhead, enquanto os representantes que trabalham naquele escritório não deixarem bem claro como ficará este contrato”, explicou ontem um advogado que atua na região litorânea do Espírito Santo.
Segundo este advogado, o pedido de atualização dos dados do contrato, feito pelo Pogust aos seus clientes por email ou mensagens, pode esconder um prejuízo para quem optar pelo.sistema indenizatório da repactuação. ” Trata-se de uma pressão sobre os atingidos para permanecerem na ação inglesa, injustificável neste momento em que as plataformas da repactuação começam a se abrir”, explicou.
Reunião
Advogados consultados no final de semana pelo Folha 1 admitem que haverá uma reação da categoria contra o Pogust Goodhead, com chance inclusive de denúncia formal à Ordem dos Advogados (OAB) nacional.
Nesta segunda-feira, advogados que atuam na repactuação estão se movimentando para analisar a situação numa reunião entre os profissionais.
“Não resta dúvidas de que o contrato da Pogust com os impactados possui cláusulas abusivas e não podemos nos calar”, explicou ontem um advogado. Ele chegou a classificar de ” jogo sujo” a tentativa da Pogust Goodhead de tentar tirar parte das indenizações da repactuação dos atingidos, caso os clientes do escritório façam a opção de receber pelo acordo no Brasil.
Para alguns advogados, a tentativa da Pogust Goodhead de tentar retirar parte do valor das indenizações da repactuação, dos atingidos, revela também uma enorme insegurança com relação à ação inglesa.
A explicação seria a seguinte: como investiu grandes recursos no processo da Inglaterra, captando valores altos inclusive de fundos de investimento internacionais, a Pogust Goodhead quer agora salvar estes valores em cima dos próprios clientes atingidos.
“Na verdade, não há garantia e nem segurança de uma vitória no processo da Inglaterra, restando ao escritório inglês tentar pelo menos salvar aquilo que investiu no processo, mas nas costas dos atingidos”, explicou ontem um advogado.
Será guê vamos receber
meu nem deu pra assinar.
Indenizaçāo js pq ainda nāo recebi nada
Então aquela assinatura que a gente assinou no começo não tá valendo de nada então
Fico sem Saber se é para atualizar ou porque segunda minha advogada se agente não assinar estaremos fora da ação inglesa
Ainda bem que o meu nem deu pra assinar.
Afra Cristina Borges Arcanjo
Sempre sobe também, que quem paga as custas de qualquer procecesso, e a parte derrotada, perdedora, também se tratando de um processo dessa magnitude, 15%, qualquer advogado já pode se dar por satisfeito, mesmo que trabalhoso nas e um volume alto, uma causa nunca vista
Os advogados, são muito gulosos, um saco sem fundo, sem consciência, não estão enxergando que quem está no sofrimento dia após dia são as vítimas
Rua Maria Barbosa Alves número 418. vanderleidomingosdasilva887@gmail.com
O meu processo na Inglaterra já assinei tenho que atualizar
Bom,vou dá minha opinião mas sou leigo no assunto, acredito que uma das revolta dos advogados é porque na maioria deles,não foram contratados pela pogust,por isso estão chateados.Porquê os advogados que foram contratados pela a pogust estão felizes?por exemplo:Dr. José Marques.porque justamente todo seu escritório está trabalhando pra pogust!!!. Então acredito que dentro dos 30% a pogust irá pagar todos seus advogados . Assim será Justo para todos clientes e maís ainda pra pogust . Apesar que devido ser uma ação coletiva a pogust jogou pesado com os clientes.!!! acredito que 10 %a 15 % seria suficiente… perdão pelos erros de português e pouco conhecimento no assunto… obrigado por lê minha opinião.🙏
Também penso da mesma forma, é justo que os advogados recebam os 30% porque são eles que estão correndo atrás,ao contrário da indenização no Brasil,as pessoas não tem garantia se vão receber, porque tem muito olho gordo em cima.
Você está certo na sua resposta isto é alguns advogados do Brasil querendo tirar aproveito tem advogados no Brasil que estão do lado das empresas criminosas e estão tentando confundir a cabeça dos atingidos e outra porque eles não estão fazendo e bem ganhando nada nos processos da Inglaterra isto é artimanha da Samarco BHP vale tem fedo da Samarco BHP vale aí com estes advogados isto é pra tentar tirar o foco dos atingidos brasileiros do caso da Inglaterra e outra é mais que justo os advogados inglês cobrarem ,30 por cento nosso de uma causa que já estava perdida aqui no Brasil eles conseguiram reabrir de novo o caso na Inglaterra e outra estes 30 por cento é pra os advogados da pogust e eles vão pagar os advogados que brasileiro também que estiver com eles está é minha opinião mas respeito a de todos
Queria sabe si meu cadastro está ok
Também queria saber ,pq entro com meu CPF e mostra q não tá no sistema da pogust
Entra no site da progust com seu CPF
Entra no site da progust e coloca o cpf
Ah , sei trabalhar de garimpeiro manual , mostro ao vivo pra quem quiser, e trabalho até hoje , se contar 5 garimpeiro trabalhando em Mariana hoje em dia é muito, conheço vários que receberam e nunca entraram no rio pra trabalhar, tentei entrar com processo pela renova e não consegui, alguns amigos meus conseguiram, espero que este processo da Inglaterra de certo porque onde a lama passou agente tirava o sustento melhor, “lá nas bicas” rio onde garimpava , estou na luta ainda, se eu receber a indenização será uma maravilha, mais se não receber vida que segue.
Uma amiga assinou por medo agora será que ela está correndo risco ou será que esse novo contrato pode ser revogado alguém pode me informar?
Engraçado, não sei o porque da revolta dos senhores advogados, se na sua maioria também cobram 30% das causas que pegam, e mais revoltante ainda são os advogados previdenciário que alem de 01 salário ainda cobram 30% do valorr a receber e mais uma porcentagem por 01 a 02 anos dos idosos que já não tem nada, nessa hora ninguém quer denunciar na OAB né?! Se pode cobrar 30% mais esses valores porque a revolta agora? Se não fosse a Pogust Goodhead ninguém iria receber nada.
Bom dia, porque só agora essa informação,o problema q desde o começo todos advogados,as, só pensam neles mesmo. Como diz o ditado mineiro nesse angu tem Carroso!
Bom dia, porque só agora essa informação,o problema q desde o começo todos advogados,as, só pensam neles mesmo. Como diz o ditado mineiro nesse angu tem Cardoso!
Boa noite eu fiz o cadastro da Inglaterra mas o advogado meu falou que meus dados não estão no sistema dele agora tô indeciso se eu estou cadastrado no caso Inglaterra ou não
Desde o início foi informado que seria pago os 30% a Pogust caso ganhe a ação. Então pensa só, se ganha a ação e recebe um valor, você tem que pagar 30% a Pogust e mais 30% ao seu advogado, sobra 40%. O que os advogados do Brasil estão com raiva, é que as pessoas que entraram com ação na Samarco (Renova) devem receber 100% do valor, e foi proibido por lei os advogados cobrarem. Agora tá todo mundo com raivinha pq a Pogust quer receber o dela kkkk.
Eu sou de Ponte Nova como faço se a advogada optar pela indenização da Inglaterra como fazer
Verdade, isso se chama inveja! Kkk
As custas dos advogados não é a pela parte que perde que paga.
Não entendo porque nós temos que pagar 30% da nossa indenização ao escritório
Peço que vocês me explique
Sera que vale a pena os valores que eles querem pagar pra nós.e qual é o valor
Gostaria de saber quando vamos receber
Oi