A pandemia mundial de coronavírus já está mais perto da nossa região: até ontem, Aimorés apresentava 4 casos suspeitos da doença e Baixo Guandu, 1 caso. Os cinco casos suspeitos nas duas cidades já fizeram exames e o resultado deve ser conhecido dentro de mais dois dias.
O número crescente de casos suspeitos reforça a tese que a doença vai chegar em Aimorés e Baixo Guandu. Resta saber em quantos dias isto acontecerá.
A identidade dos suspeitos está sendo mantida em absoluto sigilo pelas Secretarias Municipais de Saúde dos dois municípios. A informação é de que todos os cinco casos tem histórico de viagens fora das duas cidades.
O prefeito Neto Barros tem feito diariamente transmissões ao vivo pela sua rede social à noite, dialogando com a população de Baixo Guandu sobre as medidas que a cidade tem tomado para evitar a disseminação do coronavírus. Centenas de pessoas tem assistido diariamente estas lives, com presença de convidados que prestam esclarecimentos.
Em Aimorés o prefeito Marcelo Fubá também usa sua rede social para interagir com a população e uma das medidas adotadas ontem foi disponibilizar um telefone para as pessoas dialogarem com uma psicóloga sobre o temor que envolve a pandemia.
Tanto Baixo Guandu quanto Aimorés estão com as atividades praticamente paralisadas: aulas, comércio, bancos, setores de serviço. Só funcionam supermercados, padarias, postos de combustíveis, farmácias e restaurantes e lanchonetes.
A ordem nas duas cidades é que todos se mantenham em casa, diferente do que sugeriu o pronunciamento infeliz do presidente Jair Bolsonaro na última terça-feira.
O isolamento social, segundo especialistas de todo o mundo, é a melhor maneira de evitar a propagação do coronavírus.