Cerca de 600 pessoas presenciaram na noite de terça-feira, (26/8), na Arena North Star, a celebração dos 100 anos de nascimento de um dos personagens mais importantes da história de Colatina.
Estamos falando do Dr. Pergentino de Vasconcellos, ex-vereador, ex-prefeito e fundador do Unesc, do hospital São José e da Casa do Menino, entre outras instituições, que faleceu aos 96 anos, em 2021, deixando um legado que certamente marcará gerações de colatinenses.
A solenidade teve a presença especial de dona Ilaria Rossi de Vasconcellos, esposa de Dr. Pergentino, que aos 98 anos fez questão de participar da emocionante celebração. Dona Ilaria foi a companheira inseparável de Pergentino durante 72 anos, participando ativamente da realização dos sonhos que fizeram dele um personagem inesquecível na história de Colatina.
Nascido em Itapina em 26 de agosto de 1925, Pergentino de Vasconcellos fez história por tudo que realizou em Colatina. O menino que nasceu de família humilde, filho de agricultores, só terminou o curso primário aos 15 anos, no interior; aos 17 anos, em 1942, veio para Colatina e desenvolveu a partir daí uma trajetória fantástica, entre eles a criação do Unesc, um centro universitário que abriga hoje cerca de 5 mil alunos.
A biografia
A biografia do Dr Pergentino de Vasconcellos foi escrita pelo jornalista guanduense Eleutério Schneider, com coautoria do também jornalista José Paulo da Costa.
“Foi uma verdadeira viagem à história do Dr Pergentino, durante seis meses, com dezenas de entrevistas e muita dedicação para contar a trajetória deste personagem que mudou não só Colatina, mas também a vida de milhares de pessoas“, explicou o jornalista Schneider, que teve uma longa convivência com o biografado.
O livro biográfico possui 272 páginas, contando em detalhes a vida do Dr Pergentino e da inseparável esposa Ilaria, que completa 99 anos ainda em 2025 e fez questão de participar da solenidade que marcou o centenário.
As festividades do centenário de nascimento do Dr Pergentino foram cuidadosamente preparadas pelo promotor de eventos José Paulo da Costa, reunindo cerca de 600 pessoas na Arena North Star, em Colatina, com homenagens especiais a 100 pessoas/empresas/instituições que tiveram uma relação próxima com o dr. Pergentino de Vasconcellos.
Dois momentos marcaram a celebração dos 100 anos do Dr Pergentino: a homenagem a 100 pessoas e instituições que, de alguma forma, fizeram parte de sua vida; e o lançamento de uma biografia em forma de livro, com 272 páginas, relatando em detalhes toda a trajetória de Pergentino de Vasconcellos.
Publicado em 29/08/2025
Itapina Deveria ter um busto no museu dessa localidade, lembrando a origem de Pergentino, local que sempre frequentava, e que nunca negou sua origem.