A travessia de pedestres nas proximidades da ferrovia em Baixo Guandu está ainda mais segura com a construção de uma passarela no bairro Sapucaia. A obra foi concluída como parte dos compromissos assumidos pela Vale no contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Ela recebeu rampas totalmente acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, iluminação e sinalização. Também foi feito um muro de proteção.
A passarela recebeu cores e imagens que traduzem a identidade de moradores da região. O grafite foi realizado pelo artista Miquéias Gonçalves, mais conhecido como Miq, e apoio de crianças da região. O projeto foi desenvolvido pela empresa MBR, contratada para a execução da obra, com apoio da Prefeitura de Baixo Guandu.
“Essa obra foi pensada para melhorar a mobilidade urbana e a segurança nas proximidades da ferrovia. É uma iniciativa que une infraestrutura, inclusão e responsabilidade social, alinhada ao nosso compromisso de apoiar no desenvolvimento das comunidades onde atuamos”, diz Sérgio Costa, gerente de Gestão de Territórios da Vale.
Social
A atuação da MBR com a comunidade local foi impulsionada pelo programa Partilhar, que incentiva fornecedores da Vale a desenvolverem projetos sociais.
“Por meio do Programa Partilhar, tivemos a oportunidade de construir uma parceria especial com o Instituto Aprender Cultura e com a Comunidade de Baixo Guandu. Assim nasceu o Projeto Juntos Para Transformar, que levou oficinas de fotografia, mídias sociais e grafite para jovens da comunidade de Baixo Guandu”, esclarece a supervisora de Responsabilidade Social & Adm da MBR, Flavia Freitas.
Com o Programa Partilhar, além de analisar aspectos como preço e a capacidade técnica do fornecedor, compõe também a análise o Índice de Valor na Comunidade (IVC), indicador criado pela Vale que reflete a contribuição socioeconômica dos fornecedores para as comunidades. Uma pontuação alta no IVC pode representar um diferencial competitivo para o fornecedor nos processos de contratação.
A metodologia do IVC é baseada em critérios objetivos, com divulgação aos participantes de forma transparente. O Programa Partilhar foi responsável por cerca de 380 ações sociais conduzidas por diferentes fornecedores da Vale no Espírito Santo no último ano.
Segurança Ferroviária
Frequentemente, a Vale realiza campanhas de sensibilização da população a respeito dos comportamentos seguros nas proximidades da ferrovia. Entre as orientações que são compartilhadas com os moradores de diversas cidades estão os cuidados ao atravessar a ferrovia, a necessidade de respeitar à sinalização e manter a distância segura dos trilhos.
Fonte: Assessoria Vale
Publicado em 04/07/2025