Apesar da promessa da Samarco, feita em nota oficial divulgada há exatos 12 dias , (05/6), centenas de atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana, que optaram por receber uma indenização de R$ 35 mil via PID, continuam aguardando o pagamento em função da inconsistência dos dados bancários informados na plataforma gerenciada pela própria Samarco.
São centenas (ou milhares) de atingidos que tiveram suas indenizações homologadas pela Justiça, porém não conseguem receber em função de dados equivocados das suas contas bancárias informadas à plataforma.
A Samarco prometeu no dia 5 de junho dar um prazo de 15 dias para o advogado ou defensor público do requerente do PID, fazer a correção necessária , na plataforma, da conta bancária, garantindo ainda que seriam enviadas até 3 notificações aos advogados (ou defensores públicos) para fazer a correção.
Sem Providência
Acontece, no entanto, que as centenas de advogados que atuam nas indenizações nunca receberam, pelo menos até hoje (17/6), qualquer notificação sobre o assunto. E a Samarco sequer abriu uma “aba” na plataforma indenizatória, permitindo a correção dos dados bancários.
Esta situação está provocando, inclusive, um clima extremamente desconfortável entre os requerentes e os advogados, uma vez que os números da conta bancária foram digitados na plataforma pelos próprios escritórios de advocacia.
“Qualquer um pode se equivocar ao informar o número de uma conta, muitas vezes um número pode estar errado. O que não pode é a Samarco estar ciente do problema, prometer e não resolver nada”, reclamou ontem um advogado com mais de 5 anos de experiência nas indenizações.
“Basta a Samarco ter boa vontade e resolver esta situação, que provoca um clima muito ruim entre os advogados e os requerentes do PID que não conseguem receber”, acrescentou o advogado.
A nota
Segue abaixo a nota oficial da Samarco que prometeu resolver o problema da inconsistência bancária, divulgada no dia 5 de junho último:
O Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce prevê no fluxo do PID uma etapa específica para correção de dados bancários, caso necessário. Após a homologação judicial do acordo individual, caso o pagamento não seja efetuado em razão de inconsistência bancária, será aberto um prazo de 15 dias para que o advogado ou defensor público façam as correções necessárias. Ao todo, são enviadas até 3 notificações aos advogados ou defensores públicos para que haja correção.
A empresa reforça que, ao responder essa notificação, sempre que possível, seja enviado um comprovante de conta bancária, a fim de facilitar a identificação de eventual equívoco no preenchimento dos dados bancários.
Publicado em 17/06/2025
Bora comentar pra chega na samarco e resolve isso libera a troca d conta da gente que está errada precisamos urgente
O meu foi homologado mês passado e até agora não recebi devido minha conta esta errada mas a samarco nada faz para resolver essa situação que convenhamos é muito fácil de resolver mas eles resolveram complicar tudo…
Renova samarco libera pra troca nossa conta que está errada estamos passando necessidades até de comida nos ajude
o meu já foi homologado desde o dia 16/05 só estamos dependendo da Samarco liberar essa plataforma de correção e nada,estou com problema de saúde e necessito do pagamento,uma falta de respeito a nois.
O meu já tem mais de 20 dias que já era pra mim ter recebido, meu advogado errou na minha conta e a SAMARCO nada de libera essa plataforma para os advogados concertar essas contas, tem muitas pessoas na mesma situação que eu , já liguei várias vezes pra SAMARCO, abri várias notificações e nada ainda, essa SAMARCO está enrolando nós atingidos, só queremos que a SAMARCO libera logo essa plataforma o mais rápido possível pq tá complicado
Já confirmei os dados da minha conta só estou aguardando pela Samarco
Desde de 12/05 meu processo foi homologado e até a data presente nada…ligo na Samarco e me falam que a opção e aguardar essa aba que nunca se abre para as correções
É desumano o que a Samarco e a Fundação Renova estão fazendo com a gente. A Justiça determinou a abertura para correção bancária do PID, mas até agora nada! Estou esperando há mais de 40 dias e preciso desse dinheiro para pagar o tratamento do meu filho autista. Isso não é só descaso, é crueldade. Estamos sendo ignorados, enquanto nossos filhos e famílias sofrem.
Estou em despero minha conta tá errada pela amor de Deus troca minha conta coloca a certa estou desperada preciso que a samarco libera pra troca estou sendo despejada com filho autista sem remédio cadê a samarco
Espero que a samarco libera logo pra troca as contas pq tenho filho autista ele está sem medicação me ajude por for vor me ajuda troca minha conta samarco
Está acontecendo a mesma coisa com meu esposo , já mas de 3 semas que era pra ele ter recebido é nada ainda,meu esposo está com dados bancários errado,e nada ainda foi resolvido.
Está acontecendo a mesma coisa com meu esposo , já mas de 3 semas que era pra ele ter recebido é nada ainda,meu esposo está com dados bancários errado,e nada ainda foi resolvido.
Pra piorar a conta bancária está no nome de outra pessoa que nós não conhecemos, e advogada não sabe explicar oq aconteceu, já que dês do começo ele passou a conta legível dele.
Samarco ! Meu foi homologado no dia 06/05 até hoje nada .. conta erradas já tenho várias manifestações! Ligo no 0800 eles sempre falam tudo trocado !!
Estou na mesma situação. Meu acordo foi homologado há mais de 50 dias e o advogado errou o digito da agência e até agora não deixaram retificar. Já liguei e fiz várias solicitações. Mas até agora nada.
Essa repatriação é uma palhaçada da samarco e o governo. A samarco declara que o pid seria uma indenização rápida, porém não é como estamos vendo. Meu processo está em análise a mais de 60 dias e até agora nada.
O meu era pra ter recebido dia 21 05 como a Samarco mesmo me emformou mas por causa da conta eu não recebi até o dia de hoje 17 06 espero que resolva isso já porque como me garantiu esse dinheiro já fiz compromissos com ele e agora estou em cotuacao de risco
Espero que essa publicação chega até a samarco e ela responda com o dia que vai troca nossas contas erradas
Preciso desse dinheiro.tenho sérios problemas d saúde samarco libera logo pra gente pra troca a conta nossos filhos autista precisa e agente o meu tem mais d 40 dias de atraso me ajuda libera pra troca a conta