Desde 13 de março a ponte do Fontenelle, localizada na BR-259 está interditada para tráfego pesado, em função da necessidade urgente de reparos na estrutura da ligação sobre o rio Doce.
Esta situação, desde então, está causando muitos transtornos especialmente na cidade de Baixo Guandu, onde o tráfego pesado insiste em circular no perímetro urbano e também em Colatina, cuja gestão municipal já proibiu a passagem de caminhões pelo distrito de Itapina.
O DNIT, ao interditar a ponte, (o que foi feito de última hora em função da gravidade das avarias encontradas na edificação), indicou rotas alternativas para o tráfego pesado que circula na BR 259, que liga João Neiva a Governador Valadares. Porém, muitos não estão respeitando, preferindo circular, no caso de Baixo Guandu, numa rota alternativa que alcança a ponte Mauá e acaba na região central de Baixo Guandu, de onde os motoristas acessam novamente a BR 259.
Até em rotas alternativas os problemas também ocorrem: ontem um caminhão de carga capotou na rodovia estadual que liga Baixo Guandu a Itaguaçu, próximo ao perímetro urbano da cidade.
Outra preocupação é a ponte Mauá, na área urbana de Baixo Guandu, que recebe esta semana nova visita técnica do DER em função da preocupação com a estrutura da ponte, que aparentemente também apresenta problemas.
O DNIT recomenda aos condutores de veículos pesados que utilizem as seguintes rotas alternativas:
Rota – Vitória/ES x Baixo Guandu/ES
Utilize a BR-101 até o entroncamento com a ES-261 na cidade de Fundão (acesso para Santa Teresa), prossiga na ES-261 passando pelas cidades de Santa Teresa, Itarana e Itaguaçu. Na cidade de Itaguaçu pegue o acesso à Baixo Guandú/Itaimbé – ES-164 e prossiga por 24 km. No distrito de Itaimbé, pegue o acesso a ES-446 em direção à Baixo Guandú e siga por 29 km até o município de Baixo Guandu.
Rota – Governador Valadares/MG x Vitória/ES via BR-381
Pegue o acesso a BR-381 e siga até o município de São Mateus (trajeto percorre os municípios de Divino das Laranjeiras, Central de Minas Mantena, Barra de São Francisco e Nova Venécia). Na cidade de São Mateus pegue o acesso à BR-101 sentido Vitória.
Rota – Governador Valadares/MG x Vitória/ES via BR-262
Pegue o acesso a BR-116 e siga por 183 km até o município de Manhuaçu/MG (trajeto percorre os municípios de Eng. Caldas, Inhapim, Caratinga, Santa Rita de Minas e Santa Barbara do Leste). Pegue o acesso a BR-262 (sentido Vitória) e prossiga por mais 247 km até o destino.
Rota – Vitória via Colatina/ES a Governador Valadares/MG
De Vitória, siga pela BR-101 até o entroncamento com a BR-259/ES, na cidade de João Neiva. Percorra a BR-259/ES por 52 km até o entroncamento com a ES-080 em Colatina. Prossiga na ES-080 por aproximadamente 100 km até o entroncamento com a ES-381, passando pelas cidades de São Domingos do Norte e Águia Branca. Mantenha a frente na rótula em direção à cidade de Barra de São Francisco. Prossiga por 180 km até o município de Governador Valadares.
Publicado em 24/03/2025