Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já está atuando sobre o Sudeste do Brasil, com muita chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, e vai chegar ao Espírito Santo na próxima segunda-feira (30/12), com muita chuva prevista para o final do ano de 2024.
O alerta é da Climatempo, que prevê “tempo severo” para Baixo Guandu e região a partir de segunda-feira (30/12). As chuvas serão volumosas no final de ano, com possibilidade de aproximadamente 100 mm de precipitaçãoes em apenas 3 dias – 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2025.
Segundo a Climatempo, neste final de semana o tempo permanece mais firme em Baixo Guandu e região, mas o fenômeno ZCAS chega trazendo muita chuva a partir de segunda-feira, dia 30, com 38mm de chuva. Na véspera de ano novo o tempo continua fechado, com 29mm de chuva; e no ano novo, a chuva aperta ainda mais, com 40mm de precipitações, segundo a Climatempo.
Quem está com intenção de passar o Ano Novo nas praias do Espírito Santo, pode se prevenir para levar o guarda-chuva. Pelo menos é o que está prevendo a Climatempo: o tempo fechado e chuvoso atingirá todo o Estado a partir de segunda-feira.