A tradicional padaria União Portuguesa, de Aimorés, vai oferecer nesta quinta-feira (28/11) às 19h30m, um coquetel de lançamento da decoração de Natal, cheio de luzes e alegria, ocasião em que será apresentado também um cardápio variado de comidas de origem portuguesas para as festas de final de ano.
“Queremos resgatar o espírito do Natal com uma bela decoração e oferecer grandes novidades da culinária portuguesa voltadas para esta época do ano”, explicou ontem a proprietária da padaria União Portuguesa Micheline Cardoso, que está à frente da empresa desde o falecimento do marido Manoel Pevidor Dias, ocorrido em 2021.
Nas festas deste final de ano a padaria União Portuguesa estará oferecendo aos seus clientes opções com um cardápio especial, voltado às melhores tradições de Portugal:
• Pão Português
• Travesseiro de Cintra
• Pães portugueses especiais
• Pastel de nata (o famoso “pastel de Belém”, conhecido em todo mundo)
• Bolo Rei
• Bolo de Berlim (que vem a ser o nosso sonho, em versão também portuguesa)
• Sangria com sabores
Festival Natalino
Toda essa variedade de produtos vai estar disponível no “Festival Natalino” que a padaria União Portuguesa vai promover entre os dias 10 e 25 de dezembro, incluindo presença do Papai Noel e decoração especial.
A empresária Micheline Cardoso agradeceu a Associação Capixaba da Cultura Portuguesa, que está apoiando e orientando a Padaria União Portuguesa neste festival de Natal. “O pessoal de lá é fantástico e trabalha muito pela difusão da cultura portuguesa”, disse Micheline.
História
A padaria União Portuguesa é a mais antiga em atividade em Minas Gerais. Fundada em Aimorés em 1921 por um casal de portugueses, em 1951 foi adquirida por Acindino Francisco Dias, que se tornaria um personagem histórico em Aimorés: foi vereador, prefeito e um líder que deixou enorme saudade na comunidade.
Nos 103 anos de funcionamento, a padaria União Portuguesa passou por grandes desafios, incluindo as enchentes de 1934 e 1979 e, mais recentemente, à inundação de 2013.
Sobreviveu a tudo isso com garra e determinação, passando em 2021/22 por reformulação completa, oferecendo mais conforto e modernidade aos seus clientes, porém mantendo a originalidade do prédio onde está situada, na rua Pedro Nolasco.
“Aguardamos o público de Aimorés e região para nosso Festival Natalino, que oficialmente começa no dia 10 de dezembro”, explicou a empresária Micheline Cardoso, que vê com entusiasmo a difusão da cultura portuguesa, incluindo sua rica culinária.
A União Portuguesa possui instalações modernas