Baixo Guandu enfrentou um temporal muito forte na noite do último sábado, com raios, trovões, ventania e 40mm de chuva em apenas cerca de uma hora, tudo isso suficiente para provocar muitos transtornos e prejuízos para dezenas de famílias que tiveram suas casas inundadas.
E os serviços de meteorologia estão prevendo que as chuvas continuam em Baixo Guandu durante esta semana, com potencial para novos transtornos. Para quarta-feira, por exemplo, a previsão é de 40mm de chuva e as precipitações continuam até sexta-feira, somando mais 130mm até a sexta-feira. A partir de sábado o tempo fica firme.
Veja o gráfico da previsão de chuva em Baixo Guandu até o final de semana, conforme o Climatempo:
Temporal forte
O temporal do último sábado assustou Baixo Guandu, que demonstrou vulnerabilidade no escoamento das águas da chuva e precisa com urgência fazer um planejamento para evitar novos transtornos e prejuízos aos moradores.
Quatro bairros de Baixo Guandu foram os mais afetados pelo forte temporal: Residencial Ricardo Holz, Valparaiso, Residencial Baim e Santa Mônica.
Nestes quatro bairros houve alagamentos bem acentuados, com a situação mais grave registrada em parte do Residencial Ricardo Holz. Alí muitas casas foram alagadas, em consequência da queda de um muro que despejou grande quantidade de água em direção às residências. Este muro continha a água da chuva proveniente do bairro Valparaíso, mas se rompeu parcialmente com a força da enchente.
O Corpo de Bombeiros esteve no local ajudando a socorrer os moradores atingidos, que passaram a noite em claro tentando tirar a lama das residências. Houve também registro de alagamentos de residências no bairro Santa Mônica e no Residencial Baim.
Até no centro de Baixo Guandu vários vídeos mostraram ruas alagadas, porém sem maiores consequências. A chuva de 40mm é considerada um volume muito alto, com potencial de inundação nos locais mais vulneráveis.
No interior também teve muita chuva, desde a sexta-feira. A rua principal do distrito do Km 14 voltou a ficar alagada, assustando os moradores , enquanto na manhã desta segunda-feira há registro de estradas interrompidas por barreiras também no interior.