O verão começou oficialmente na madrugada de hoje (sexta-feira, 22/12) em todo o país, trazendo como boa notícia para Baixo Guandu e região e retorno da chuva até o Natal e também no Ano Novo.
Segundo o Climatempo, as ondas fortes de calor que marcaram a primavera , com temperaturas passando dos 40 graus em Baixo Guandu, estão descartadas pelo menos nos próximos 15 dias. Os dias serão quentes, mas dentro da normalidade, sem aquele calor insuportável que marcou os meses de outubro, novembro e início de dezembro.
Chuva
Desde o início desta semana as chuvas retornaram a Baixo Guandu e região, com pancadas fortes geralmente na parte da tarde. Ontem, por exemplo, aconteceram temporais em vários pontos do município, com bastante chuva, mas na sede o tempo só ameaçou com relâmpagos e trovões.
Para esta sexta-feira, quando se inicia oficialmente o verão, a previsão é de 25 mm de chuva, mesma quantidade prevista para amanhã. Nos dias seguintes o tempo permanece com aberturas de sol, mas também chuva na parte da tarde e à noite.
A previsão do Climatempo indica também tempo bastante chuvoso em Baixo Guandu na virada do ano e começo de 2024. Uma boa notícia para quem teve 2023 extremamente seco: Baixo Guandu deve fechar o ano com menos de 500mm de chuva, quando o índice normal ao longo dos anos é precipitação média anual de 915mm.
Há exatamente 10 anos, em 2013, Baixo Guandu viveu um Natal atípico, com comércio praticamente fechado em função das fortes chuvas que castigaram todo o Estado do Espírito Santo. Em Baixo Guandu choveu somente em dezembro de 2013, mais de 700mm, destruindo completamente as estradas e dezenas de pontes. Todos os distritos ficaram isolados durante dias, com registro de 5 mortes no interior provocadas pelas inundações.