Considerado o segundo mês mais seco do ano, com média histórica de apenas 14,4 mm de chuva nos 31 dias, o mês de agosto surpreendeu em 2023: nesta madrugada choveu 40 mm na sede de Baixo Guandu e o tempo permanece com possibilidades de novas precipitações nesta segunda-feira.
A chuva veio forte logo depois da meia-noite e se estendeu pela madrugada, atingindo a 40mm na sede e o interior também foi beneficiado, depois de um longo período de seca. 40mm de chuva é muito significativo: são 40 litros de água despejados em cada metro quadrado, o que garante uma ótima umidade ao solo.
“Choveu muito bem e a gente precisava muito disso”, explicou ontem o produtor rural A.J.S., que reside na região de Ibituba. A chuva nesta época ajuda especialmente na florada do café e faz a água correr com mais abundância nos córregos, auxiliando o produtor que usa a irrigação nas lavouras.
A presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do km 14, Arlene Milani, confirmou agora pela manhã que naquela região também choveu bastante. “Graças a Deus, estávamos precisando desta boa chuva e os produtores agradecem”, falou Arlene
A surpresa da boa chuvarada desta madrugada decorre da observação histórica da meteorologia. Em Baixo Guandu, o mês mais seco do ano é julho, com média de apenas 8 mm de chuva, seguido exatamente de agosto, onde a média histórica é de apenas 14,4 mm de precipitação nos 31 dias do mês.
Baixo Guandu teve ontem um dia bem quente, com registro de 33 graus à tarde, porém o tempo começou a mudar no começo da noite com a chegada de uma frente fria que já havia provocado bastante chuva pela manhã no Rio de Janeiro. Logo após a meia noite a chuva veio com força e se estendeu por mais de uma hora em Baixo Guandu.
Para esta segunda-feira, a previsão é de tempo nublado e pode ocorrer novas pancadas de chuva, segundo o Climatempo.