O JornalFolha1 vai transmitir hoje ao vivo a partir das 20 horas, a solenidade de lançamento do livro “Caso Samarco”, escrito pela advogada guanduense Richardeny Lemke. A transmissão ocorre no canal Youtube do JornalFolha1.
O livro escrito por Richardeny aborda toda a tragédia ambiental e humanitária que envolveu o rompimento da barragem de Mariana, em 2015, que despejou milhões de toneladas de lama tóxica no rio Doce, impactando a vida de centenas de milhares de pessoas.
Em 260 páginas, o livro conta também a trajetória de luta que envolveu as Comissões de Atingidos, em torno do reconhecimento de uma série de categorias que a Fundação Renova desprezava no processo de reparação.
A advogada Richardeny Lemke conseguiu na Justiça, em 2020, uma sentença inédita na Justiça Federal, que implantou um Sistema Indenizatório Simplificado (Novel), responsável pelo pagamento de Indenizações a mais de 70 mil famílias ao longo da bacia do rio Doce e região estuarina.
O Novel continua vigente em 55 localidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, abrangendo 45 municípios, tendo já pago mais de R$ 7 bilhões por este sistema indenizatório.
No livro a ser lançado hoje, a advogada Richardeny conta detalhes da trajetória de luta que implantou o Novel, hoje responsável por quase 80% das Indenizações totais pagas pela Fundação Renova.
O Novel representou, até o momento, o meio mais eficiente de reparação aos atingidos, porém o sistema é facultativo e o atingido tem a liberdade de optar se adere ou não ao Sistema Simplificado.
Para adquirir o livro, acesse www.livrocasosamarco.com.br
Vou fazer questão de ler o livro com riqueza de detalhes.
Dra.
Aproveita seu prestigio para lutar em prol da reparação ambiental, pois os impactados de fato, são a minoria na nossa região. Precisamos da natureza para manter a sobrevivência, e não de dinheiro. Poderíamos lançar um livro sobre a degradação ambiental e efeitos irreparáveis ao alcance do homem.
Curiosidade:
Não me lembro do lançamento do livro referente os conflitos ambientais e financeiros gerados pela UHE aimorés.
Parabéns doutora por ter conseguido este objetivo muito importante que todos leiam este livro Deus abençoe
E tbm ela vai ser um dia prefeita de guandu,parabéns pela vitória.
Parabéns sim,para esta guerreira que lutou é luta pelos direitos de todos atingidos,parabéns sim pelo lançamento do seu livro a qual vai ser tbm um sucesso desta história.
Parabéns a Doutora Richardeny e ãos juiz q assim julga toda a causa com justiça Deus abençoa em Cristo Jesus só temos q orar a Deus a cada dia por pessoa jurídica séria q se levanta diante d lei pra fazer lá valer pra todos os efeitos legais parabéns