Com aumento exponencial de casos nos últimos dias, o Espírito Santo já enfrenta uma 5ª onda de Covid-19, conforme anunciou ontem em rede social o secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes – ele mesmo voltou a testar positivo pela segunda vez, desde o início da pandemia.
Em Baixo Guandu, desde 20 de abril (portanto há mais de 50 dias) a Secretaria Municipal de Saúde não divulga boletins informando o número de casos no município, o que traz uma forte insegurança com relação à evolução da pandemia. O secretário Vinícius Gobbo prometeu divulgar semanalmente o boletim, mas esqueceu do compromisso assumido.
Nésio contaminado
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Sáude do Espírito Santo, Nésio Fernandes, está com Covid-19. Ele confirmou o diagnóstico por meio do Twitter, durante a manhã deste sábado (11).
Esta é a segunda vez que Nésio Fernandes testa positivo para a doença. A primeira vez foi em janeiro de 2022.
“O Espírito Santo vive uma quinta fase de expansão da curva de casos da Covid-19 no território capixaba. Esta curva se desenhou em seis semanas completas de crescimento de casos. Até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias; e na última semana, os casos dobraram em apenas sete dias. Nós tivemos, ao longo da última semana, uma positividade que saiu de menos de 10% na última semana para 19%. Não identificamos impacto significativo na solicitação de leitos de UTI e enfermaria. Estamos mantendo uma média de cinco casos por semana solicitando leitos na rede pré-hospitalar”, falou o secretário.
Nésio Fernandes também afirmou que embora as máscaras não sejam mais obrigatórias no Espírito Santo, a recomendação para a utilização da proteção continua.
“Recomendamos o uso de máscara em locais fechados e transporte coletivo e pedimos para que não subestimem sintomas leves. Nós não tornaremos obrigatório o uso de máscara neste momento, mas seguimos recomendando”, orientou Nésio.