O maior desastre ambiental da história do Brasil vai estar novamente no foco do programa “Profissão Repórter”, que vai ao ar nesta terça-feira às 23h55m através da rede Globo de televisão.
O programa de hoje vai visitar comunidades ribeirinhas de vários estados do país afetados por acidentes ou desastres ambientais, com destaque para o rompimento da barragem de Mariana, em 2015, que praticamente dizimou a vida no rio Doce com a invasão de milhões de toneladas de lama no conhecido “Caso Samarco”.
Passados quase 7 anos daquele que foi considerado o maior desastre ambiental do país, os moradores ao longo da bacia do rio Doce vão relatar no programa a dificuldade de conviver com com uma nova realidade: não se sabe se consumir os peixes é seguro e a agricultura permanece afetada com os resíduos do minério que continuam no leito e nas margens do rio.
Centenas de milhares de pessoas ao longo da bacia do rio Doce foram afetadas pelo rompimento da barragem, em variados aspectos, mas o impacto permanece vivo especialmente para quem sobrevivia da pesca e da agricultura.
Comandado pelo experiente jornalista Caco Barcelos, o “Profissão Repórter” de hoje se propôs a ouvir comunidades ribeirinhas de vários locais do Brasil afetados por desastres ambientais. O Caso Samarco ganha destaque no programa exatamente pelo alcance dos prejuízos causados desde 2015, cujas consequências deverão ser sentidas ainda por muito tempo em toda bacia do rio Doce e região estuarina capixaba.