Representantes de Comissões dos Atingidos de vários territórios ao longo da bacia do rio Doce, serão recebidos em audiência especial hoje, às 13 horas, na 12ª Vara da Justiça Federal, em Belo Horizonte, quando terão a oportunidade de expor ao juiz Mário de Paula Franco Júnior uma série de demandas relacionadas ao processo de indenizações do Caso Samarco.
A audiência foi concedida pelo juiz Mário de Paula a pedido das próprias Comissões, que desejam apresentar ao magistrado, entre outras demandas, uma série de dificuldades impostas pela Fundação Renova que estão dificultando a agilização das indenizações pelo Sistema Simplificado (Novel) e outras modalidades reparatórias decorrentes do rompimento da barragem de Fundão, em 2015.
Oitiva
Na última terça-feira, a Comissão dos Atingidos de Baixo Guandu realizou no auditório da Prefeitura, uma reunião com os impactados do município, oportunidade em que todos puderam expressar suas ideias para incluir na pauta a ser discutida hoje com o juiz Mário de Paula.
O comparecimento dos atingidos ficou abaixo do esperado, com apenas cerca de 40 pessoas presentes, mas serviu para uma boa troca de informações para embasar os pleitos que serão levados hoje ao juiz da 12ª Vara Federal.
A advogada Richardeny Lemke participou do encontro, esclarecendo uma série de dúvidas apresentadas pelos atingidos, destacando também a importância da participação de todos na luta do processo indenizatório.
A membra da Comissão Terezinha Guês lamentou que muitos impactados usam as redes sociais para criticar a Comissão dos Atingidos, cujos membros trabalham voluntariamente, mas na hora de participar das reuniões se omitem. “Estamos sempre à disposição para ouvir e esclarecer, mas infelizmente quando convocamos uma reunião, poucos aparecem”, disse Terezinha Guês.
Demandas
Cada Comissão dos Atingidos que participará da audiência de hoje em Belo Horizonte levará suas demandas ao juiz Mário de Paula. As pautas geralmente são coincidentes, mas algumas atendem a especificações do território que a comissão representa.
Entre os pleitos da Comissão dos Atingidos de Baixo Guandu a ser apresentados hoje, constam os seguintes:
. Finalizações de requerimentos sem oportunizar que os impactados apresentem novos documentos na plataforma;
. Desrespeito à indenização em sua totalidade, conforme laudos realizados pela empresa Synergia;
. Solicitação de informações sobre a qualidade da água e das providências sobre a recuperação do rio Doce;
. Demora injustificada de publicação na lista de homologações, mesmo decorrido longo tempo do aceite por parte do atingido;
. Participação no processo de repactuação que está sendo conduzido pelo Conselho Nacional de Justiça.