O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, foi eleito, por unanimidade, para a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). A eleição aconteceu nesta quarta-feira (23), durante assembleia na sede do órgão. A diretoria foi eleita para a gestão 2022/2023.
Atuante no Conselho, tendo sido vice-presidente da Região Sudeste por dois mandatos, Nésio Fernandes enalteceu a qualidade técnica do CONASS, bem como a entrega de resultados para o Brasil e para o Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente eleito parabenizou ainda o antecessor, Carlos Lula (Maranhão), que imprimiu de maneira clara a figura do gestor sanitarista.
Para Nésio Fernandes, estar à frente do CONASS é um desafio, principalmente porque a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) ainda não acabou. “Coloco-me à disposição de todos para, com um pacto de lealdade e confiança, saber honrar e conduzir os trabalhos nesses próximos dias. Temos o desafio de seguir as lutas e atualizar os desafios do momento”, declarou.
“Até agosto, com o debate da emergência; setembro/novembro a apresentação da agenda do CONASS aos presidenciáveis e no pós-eleições construir a transição para as pautas que deverão ser aprovadas na primeira tripartite de janeiro. Durante esses ciclos precisamos resgatar a tripartite como espaço da agenda estratégica do SUS, como espaço de pontes e unidade e não de tensões unilaterais. Vamos precisar ouvir a sociedade e as instituições em todos os grandes temas da saúde pública do Brasil”, afirmou Nésio Fernandes.
Perfil
Nésio Fernandes é médico sanitarista, especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS). Foi presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/TO; médico da Estratégia da Saúde da Família; clínico geral no Hospital Regional de Paraíso e secretário municipal da Saúde de Palmas/TO.
Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Promotor de processos de inovação de ambientes produtivos em saúde e militante do movimento “software livre”, atua principalmente nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação em saúde, formação médica, educação permanente em saúde, gestão da saúde e hansenologia.
FONTE: Assessoria de Comunicação da Sesa/ES