Os números da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados em boletins diários, mostram que a população de Baixo Guandu precisa continuar atenta à pandemia da Covid, que contínua fazendo vítimas no município.
Nos últimos 7 dias, entre 18 e 25 de outubro, (ontem), em Baixo Guandu houve o registro de 31 novos casos, com dois falecimentos por complicações da Covid. Os números de ontem, conforme o boletim oficial, mostram também que 5 guanduenses estão internados, com quadro mais delicado, e existem ainda 23 casos ativos.
O quadro é menos preocupante do observado há 3, 4 meses, graças ao avanço da vacinação, mas a pandemia continua ativa e causando vítimas. Desde o início da crise sanitária, 85 guanduenses já faleceram em consequência de complicações da Covid.
As autoridades locais de saúde alertam para a necessidade de todos buscarem a vacinação, que está sendo realizada em ritmo normal, sem se esquecer dos cuidados básicos: uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações.
As regras de convivência social já estão abrandadas, com o retorno das festas noturnas, mas todos precisam se lembrar que a pandemia não acabou.
A vacina continua sendo a grande arma para controlar a doença, já que não existe medicamento capaz de curar a Covid e nem tratamento precoce com eficácia comprovada para evitar mortes.