Todo mundo estava aguardando a volta das chuvas em Baixo Guandu, mas a notícia é melhor do que esperado: entre segunda-feira e hoje pela manhã (12/10), feriado nacional, choveu 86mm na sede de Baixo Guandu.
Em apenas 48 horas, portanto, choveu em Baixo Guandu 95% do esperado para todo o mês de outubro, cuja média mensal histórica é de 90mm, de acordo com dados coletados pelo Instituto Climatempo nos últimos 30 anos.
A chuva veio “mansa e criadeira”, conforme gostava de definir o padre Alonso Leite, o maior líder religioso da história de Baixo Guandu, que completou em setembro de 2021 , 30 anos de falecimento. Chuva mansa significa ausência de prejuízos e tempo de plantar para garantir boa colheita no campo.
De fato, na sede de Baixo Guandu houve algumas ruas alagadas , como no bairro Valparaíso, durante o dia de ontem, mas hoje o transtorno já estava amenizado. O problema alí é a falta de galeria para escoamento da água das chuvas.
Em todo o Estado a chuva veio forte. Em Cariacica, por exemplo, choveu 153mm em 24 horas, quase o dobro de Baixo Guandu, e as demais cidades da regiao metropolitana (Vitória, Serra, Vila Velha, Viana) registraram cerca de 120mm de chuva.
A chuva chega em ótima hora em Guandu, onde de janeiro a setembro de 2021 choveu apenas 313mm. Agora a chuva do ano já passa de 400mm, mas está ainda longe da média histórica para o ano inteiro, hoje em torno de 910mm.
Com os 86mm de chuva nas últimas 48 horas, os córregos quase secos do interior de Baixo Guandu estão hoje correndo bastante água. O volume do rio Guandu também já aumentou consideravelmente, conforme se observa na vazão da represa situada próxima à ponte de ferro.