Procuradores e representantes de 19 Comissões de Atingidos ao longo da bacia do rio Doce, estarão reunidos hoje (18/08) a partir das 13 horas, em Baixo Guandu, para fazer uma análise do conjunto de reparações levadas a efeito na região, em consequência do rompimento da barragem de Mariana (MG), em 2015, que originou o caso Samarco.
O encontro vai acontecer no Cerimonial Travessia, antecedido por um almoço marcado para as 11h30, sendo que até a noite de ontem já estava confirmada a presença de 77 pessoas, de 19 localidades impactadas pelo desastre ambiental que provocou profundas consequências socioeconômicas na bacia do rio Doce.
“Vai ser uma ótima oportunidade de analisarmos em conjunto toda a luta empreendida pela reparação aos atingidos pelo desastre ambiental”, explicou ontem a advogada Richardeny Lemke Ott, que representa, entre outras, a Comissão dos Atingidos de Baixo Guandu.
Manifesto
Do encontro de hoje dos advogados (procuradores) e de representantes das 19 Comissões de Atingidos que confirmaram presença , deve surgir um manifesto em defesa do Sistema Simplificado de Indenizações, instituído pela Justiça Federal através de sentença prolatada em julho de 2020.
Por este sistema, que indeniza os chamados casos de difícil comprovação de danos, cerca de 30 mil pessoas ao longo da bacia já foram beneficiadas, com recursos em torno de R$ 3 bilhões. Um total de 28 localidades de MG e do ES já estão incluídas no Sistema, operado pela Fundação Renova.
Representantes das seguintes localidades do ES e MG confirmaram presença: Baixo Guandu, Naque, Linhares, São Mateus, Itueta, Conceição da Barra, Revés do Belém, Ipabinha, Cachoeira Escura, Pedra Corrida, Assentamento Liberdade, Baguari, Senhora da Penha, Tumiritinga, Aimorés, Bugre, Ipaba, Caratinga e Colatina. Treze advogados também confirmaram presença.
Estamos precisando muito desta indenizăo
Boa noite, gostaria de saber se esta reunião sobre as indenizações abrange tambem governador Valadares?
Bom dia pq está demorando tanto já tem 10 meses que está aguardando e nada .
Podem me explica pq .
Pq quando viu procurar um advogado a resposta que meu marido teve e ( exemplo que no prazo de trinta a sessenta dias )estava tudo certo .
Uma coisa que não entendo e que tivemos amigos que fizeram depois de dele e já recebeu como pode isso se nós estamos esperando a dez meses .
Queria uma explicação .
Obrigada
Meu ZAP e 9-9923-5977