O coordenador da Defesa Civil de Baixo Guandu, Sandro Brandião, alertou na noite de ontem que o rio Doce deve subir hoje (05/02) de maneira bem significativa, embora não exista risco imediato de inundação de residências na região ribeirinha. Em Aimorés o rio também deve ter uma elevação, porém ainda sem causar grandes preocupações.
“O alerta serve que quem possui embarcação ou algum tipo de criação de animais nas margens do rio Doce, uma vez que ontem choveu muito em Minas Gerais em várias cidades da bacia e a tendência é de elevação bem significativa em Baixo Guandu”, disse Sandro Brandião.
A Defesa Civil em Baixo Guandu está monitorando as chuvas que caem na bacia do rio Doce desde o início da semana, conforme Sandro Brandião, e a população ribeirinha deve ficar atenta. “Não existe risco imediato das águas atingirem residências, mas convém a todos os ribeirinhos acompanharem o noticiário para se precaverem de possíveis alterações neste quadro”, falou o coordenador da Defesa Civil.
Desde o inicio do ano as chuvas estão bem intensas na bacia do rio Doce. Em janeiro, mais de mil pessoas chegaram a ficar desabrigadas em Aimorés e em fevereiro as chuvas também foram acima da média na região. Em março o tempo chuvoso continua e as previsões da meteorologia dão conta de ocorrência de precipitações volumosas na região pelo menos até o próximo domingo, dia 8.