Apontado como pré-candidato a prefeito desde 2016, quando apoiou Neto Barros e tornou sólida uma aliança inesperada em Baixo Guandu, o deputado Dary Pagung vive o dilema de ser ou não candidato a prefeito em outubro de 2020.
Dary cumpre o quarto mandato consecutivo na Assembleia e não precisa renunciar ao cargo para ser candidato a prefeito. O deputado até pensou mesmo em disputar a Prefeitura em Guandu, porém nas ultimas semanas, depois de uma longa conversa com o governador Renato Casagrande, tem tratado do tema com muito cuidado.
Consta que o governador Casagrande, (que o levou para seu partido, o PSB), teria desencorajado a candidatura alegando que precisa da experiência de Dary Pagung na Assembleia, onde é vice líder do Governo e apontado com potencial para ser o novo presidente da Casa.
Ao abordar o assunto, o deputado Dary é muito discreto, sempre alegando que a questão vai ser analisada no momento certo. Mas admite nos bastidores que, no momento, a possibilidade de concorrer a prefeito em Baixo Guandu é considerada, porém pouco provável. Pesa sobre o deputado Dary outro fator bem forte: ele teve apoio de prefeitos de vários municípios do Estado na eleição de 2018 e tem sido uma ponte entre estas cidades e o Governo do Estado, levando muitos benefícios para dezenas de comunidades.
Considerado um político de muita ética e reconhecido pela liderança forte que hoje tem na Assembeia, Dary estaria disposto a manter o mandato de deputado exatamente para continuar ajudando Baixo Guandu e outros municípios onde teve excelente votação.