Se os moradores de Baixo Guandu já tinham motivo para reclamar da onda de calor que atinge a cidade desde o último sábado, a preocupação aumenta nesta terça-feira (19/03), com a falta dágua que vai atingir todo o perímetro urbano.
Segundo o SAAE, vai faltar água nas torneiras de 7 às 17 horas em todos os bairros da cidade, para limpeza dos decantadores. Quem puder se prevenir, é bom economizar água dos reservatórios residenciais; quem não possui caixa d’água, o jeito é encher vasilhames hoje para evitar maiores transtornos.
O ano de 2024 vai ficar marcado em Baixo Guandu por uma forte crise no abastecimento de água potável, em proporção que nunca havia acontecido nos 70 anos de história do SAAE.
Em janeiro, alguns bairros da cidade chegaram a ficar até 10 dias sem água nas torneiras, provocando uma forte indignação da população. Desde então o abastecimento segue com variações que provocam muitas reclamações, alternando dias com e sem água potável em determinados pontos do perímetro urbano.
Toda esta crise envolvendo o abastecimento de água continua sem explicação convincente por parte da Prefeitura. Primeiro a desculpa era a interrupção da energia elétrica por parte da EDP, em determinados horários, mas vídeos divulgados amplamente nas redes sociais mostraram a falta de manutenção adequada nas bombas de captação.