A chuva que cai sem parar em Baixo Guandu desde o começo de 2024 vai dar uma trégua a partir de amanhã, quando o sol voltará a brilhar pelo menos nos próximos 7 dias, segundo previsão dos institutos de meteorologia.
De 1º de janeiro até hoje, (23/2) na sede de Baixo Guandu choveu 500mm, uma quantidade muito elevada tomando -se por base o total de precipitações de todo o ano de 2023. Nos 12 meses do ano passado choveu 600mm na sede do município, enquanto este ano em 54 dias já choveu 500mm. A média histórica anual é de 910mm em Baixo Guandu, ou seja, 2023 teve um déficit hídrico de aproximadamente 300mm.
Trégua nos próximos dias
Nesta sexta-feira (hoje) ainda pode chover até 20mm em Baixo Guandu, mas a partir de amanhã o sol volta a brilhar, situação que deve permanecer nos próximos 7 dias, de acordo com a Climatempo.
As chuvas de janeiro e fevereiro surpreenderam pelo alto volume e, em algumas localidades do interior , a quantidade de água foi ainda maior. Na região de Vila Nova do Bananal, área considerada crítica pela estiagem normalmente observada a cada ano, em 2024 em algumas localidades a chuva passou de 700mm em apenas 54 dias.
As consequências de toda esta chuvarada são nítidas: muitas estradas do interior estão em péssimas condições de tráfego, outras interditadas , situação que vai exigir um esforço especial da Prefeitura para normalizar a situação.
Na sede de Baixo Guandu, moradores de bairros como o Santa Mônica, Residencial Baim, Valparaíso, Ricardo Holz e Vila Kennedy sofreram muito desde o início de 2024. Nestes locais o escoamento das águas está muito prejudicado por problemas de drenagem e a situação precária da pavimentação – especialmente no Baim e Santa Mônica, onde o calçamento foi retirado para nova pavimentação e as obras de reposição não estão acontecendo.