Considerado um dos municípios com menor índice pluviométrico do Espírito Santo, Baixo Guandu não tem o que reclamar das chuvas que estão caindo em todo o município neste ano de 2024.
Na sede do município, até a manhã desta quarta-feira, choveu 450mm em apenas 52 dias deste ano de 2024; mas em algumas localidades do interior a chuva foi ainda mais intensa, como é o caso do registro feito com pluviômetro por uma pequena produtora rural do distrito de Vila Nova do Bananal: no sítio dela já choveu 675mm nos meses de janeiro e fevereiro, até ontem.
Segundo esta produtora rural, a advogada e funcionária pública aposentada Celma Cortes Bussular, que possui um sítio localizado próximo à sede de Vila Nova do Bananal , as chuvas em 2024 surpreenderam positivamente.
Seca em 2023
Baixo Guandu viveu em 2023 uma estiagem muito significativa, com registro de apenas 600mm de chuva na sede do município em 12 meses. As estatísticas dos últimos 50 anos mostram que Baixo Guandu possui uma média histórica anual de 910mm de chuva , ou seja, só no ano passado houve um déficit hídrico de pouco mais de 300mm.
As chuvas em Baixo Guandu, é bom destacar, possui quantidades históricas diferentes nos vários pontos do município. Em partes mais altas, como Alto Mutum Preto, Mutum Claro, Alto Lage e Monjolo, sempre chove mais do que na sede. Em 2024, no entanto, a surpresa de chuvas mais intensas ocorreu na região de Vila Nova do Bananal, onde em menos de dois meses já choveu mais do que todo o ano de 2023.
A chuva ainda vai permanecer em Baixo Guandu até a sexta-feira, segundo os serviços de meteorologia. Para o final de semana, a partir de sábado, a previsão é que o sol volte a brilhar em Baixo Guandu.