O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu hoje (26/02) a atualização de um aviso meteorológico na categoria “aviso de atenção”, dando conta de que Baixo Guandu pode ser atingido por chuvas e raios nas próximas 72 horas.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Sandro Brandião, divulgou logo cedo o aviso do INPE lembrando que todos devem ficar atentos para a previsão meteorológica.
“Na semana passada foram mais de 130 mm em Baixo Guandu em apenas dois em dias e tomara que a chuva prevista, se acontecer, chegue mais branda desta vez”, informou Sandro.
O aviso do INPE relata que mais de 200 cidades de São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, entre elas Baixo Guandu, podem ser atingidas hoje por tempestades de raios e chuvas intensas, com acumulados significativos.
O INPE estende o risco de chuva forte também para as próximas 72 horas, lembrando que todos devem acompanhar as atualizações com mais frequência, pois “você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos do tempo severo”.
Para o INPE, nesta quarta-feira ocorrerão nestas áreas chuvas localmente forte com raios. Em algumas localidades haverá acumulados significativos em intervalo de poucas horas.
Baixo Guandu começou o ano de 2020 com chuvas acima da média histórica. Em janeiro foram registrados cerca de 300 mm de chuvas e em fevereiro foram cerca de mais 160mm, volume de mais de 40% acima da média dos dois meses somados.
Clique aqui para baixar o aviso meteorológico do INPE na íntegra.