Criado em 1998 pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Werneck, o Instituto Terra, localizado em Aimorés (MG), comemorou no último sábado (30/9) os seus 25 anos de existência, com reconhecida atuação em favor da preservação ambiental.
O Instituto Terra chega aos 25 anos cheio de novos planos: lançou no sábado o programa Terra Doce, para plantio de 2 milhões de novas árvores e recuperação de mais de 4 mil nascentes, além da implementação de 200 hectares de sistemas agroflorestais junto às comunidades da bacia do rio Doce.
Nestes 25 anos de existência o Instituto Terra já plantou 3 milhões de árvores numa área de 700 hectares, formando uma verdadeira floresta nas cercanias da cidade de Aimorés. O resultado deste trabalho é o retorno de nascentes que estavam desaparecidas e de dezenas de espécies de aves e mamíferos que não tinham como sobreviver numa área nua, sem vegetação e degradada.
Novo projeto
O novo Programa Terra Doce vai receber um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, grande parte dos recursos provenientes de organismos internacionais que apoiam o Instituto Terra. A parceria também conta com a participação da sociedade civil e do poder público brasileiro.
Na programação que comemorou os 25 anos do Instituto Terra, o fotógrafo internacionalmente conhecido Sebastião Salgado pediu às autoridades a realização de obras de reestruturação do pequeno aeroporto de Baixo Guandu, visando facilitar a chegada de visitantes aos trabalhos desenvolvidos pela instituição. Anunciou também a construção de um viveiro de mudas em Baixo Guandu, cidade vizinha a Aimorés mas localizada no ES, para facilitar o trabalho regional de recuperação na bacia do rio Doce.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, prestigiou as comemorações dos 25 anos do Instituto Terra, mas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, não esteve presente.
Os prefeitos de Baixo Guandu Lastênio Cardoso e de Aimorés Marcelo Fubá também estiveram presentes, além dos deputados mineiros Zé Laviola e Jean Freire, e dos deputados estaduais capixabas Dary Pagung e Sérgio Meneguelli.
Nas comemorações dos 25 anos, tomou posse como presidente do Conselho Diretor do Instituto Terra, Juliano Salgado. “Queremos colocar nosso conhecimento à disposição de todos e contribuir em larga escala no combate às mudanças climáticas”, explicou Juliano Salgado no site oficial do Instituto Terra.
Sebastião e esposa parabéns a você e esposa pelo exemplo que estão mandando para o mundo. Sou de jundiai SP. Gostaria de estreitar relacionamento.. Temos um projeto tocado por voluntários de reflorestamento de uma estrada que chega a Serra do Japi. Somos do grupo japi_vida.