No dia 31 de agosto acontece o 1º Simpósio de Cafeicultura de Colatina. Realizado no Instituto Federal do Espírito Santo(Ifes) Campus Itapina, a proposta é discutir as principais problemáticas da produção do cafeeiro, apresentar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito da cultura do Café Conilon e promover o diálogo entre a comunidade científica, acadêmica e produtora.
Aberto ao público e com entrada gratuita, o foco do Simpósio são os produtores rurais, trabalhadores do setor agrícola e estudantes. O objetivo é promover a qualificação dos participantes e apresentar novos conhecimentos e avanços de cunho técnico/científico da cafeicultura.
“A presença do produtor rural em um evento como este é um ponto importante, pelo fato de ser uma figura atuante e presente no campo, lidando dia a dia com a realidade, conhecendo desafios e problemas diários. Diante disso, as palestras, vão levantar pautas e questionamentos, de modo a realizar uma união fundamental entre a prática detida pelos produtores e o conhecimento teórico que possui a comunidade acadêmica”, afirmou Pedro Tácito, presidente da Empresa Junior do Campus Itapina.
O simpósio é organizado pela Proagro Jr., em parceria com a Prefeitura de Colatina, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e o próprio Ifes Campus Itapina. O encontro também conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea – ES) e Sindicato Rural de Colatina.
FONTE: ASSESSORIA IMPRENSA IFES