A Vale divulgou esta semana um comunicado dando conta de que a via asfáltica que liga Baixo Guandu a Aimorés, na travessia da linha da região do “Eucalipto”, será interditada entre hoje (6/6) até o próximo domingo.
Naquele local a Vale constrói um viaduto, num investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, obra que é uma antiga reivindicação das cidades de Baixo Guandu e Aimorés, tendo em vista que a passagem de trens na travessia da linha ali existente, sempre provoca retenção temporária no trânsito.
Segundo o comunicado da Vale, a medida se torna necessária para a segurança de todos, já que nos 6 dias de interdição a empresa responsável pelas obras vai fazer içamento de vigas para sustentação das obras do viaduto. A operação é complexa e exige medidas para resguardar a possibilidade de acidentes.
A construção deste viaduto, cujas obras se iniciaram no começo de 2023, é uma antiga reivindicação das cidades de Baixo Guandu e Aimorés. Com o trânsito constante de trens da Vale no local, a interrupção do tráfego ocorre várias vezes por dia, atrasando a passagem dos veículos entre as duas cidades.
A previsão de entrega das obras do viaduto é para o mês de outubro, ou seja, dentro de mais 4 meses quem trafega naquele trecho terá mais segurança e rapidez no percurso entre as duas cidades.