A exemplo do que vem ocorrendo em todo o Brasil, os casos de Covid voltaram a crescer também em Baixo Guandu, segundo o último boletim divulgado na última sexta-feira (25/11) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o boletim, são 33 pessoas infectadas no município, mas apenas uma delas encontra-se internada, necessitando de aparato de uma UTI, na cidade de Linhares. As demais se recuperam em casa, em isolamento.
Esta nova subvariante da Ômicron, que se espalhou rapidamente pelo mundo, provoca sintomas parecidos com uma gripe: espirros, dor de garganta, mal estar geral, cansaço, às vezes febre e raramente perda de olfato.
As autoridades sanitárias reforçam a necessidade das pessoas completarem o ciclo de vacinação, uma vez que elas é que evitam o agravamento dos pacientes, com necessidade de internação.
A média móvel de mortes no Brasil por Covid,nos últimos 14 dias é de 77, enquanto no ápice da pandemia este número chegou a 3 mil. Exatamente as vacinas protegem e evitam o agravamento dos contaminados.
Não há ainda exigência do uso de máscaras no Espírito Santo, mas as autoridades alertam que este tipo de providência é essencial para evitar a contaminação, especialmente em ambientes fechados. Evitar aglomerações é também recomendado neste período de incertezas sobre a nova onda da Covid.