Considerada uma referência no Caso Samarco, uma vez que conseguiu na Justiça Federal uma sentença inédita que já indenizou mais de 70 mil pessoas na bacia do rio Doce e região estuarina, a advogada Richardeny Lemke vai lançar um livro retratando o maior desastre ambiental da história do Brasil.
O livro, cujo título é “Caso Samarco”, retrata em 260 páginas toda a trajetória de luta dos atingidos pelo reconhecimento de uma série de categorias, que até 2020 encontravam-se invisíveis na Fundação Renova como impactadas pelo rompimento da barragem de Mariana, ocorrido em 2015.
A advogada Richardeny Lemke conseguiu em julho de 2020 a sentença inédita que já indenizou mais de 70 mil pessoas na bacia do rio Doce e região estuarina. São mais de R$ 7 bilhões já pagos através desta sentença que implantou um sistema simplificado de indenizações, conhecido como Novel.
Toda esta luta está registrada no livro escrito pela advogada Richardeny Lemke, cujo lançamento acontece em Baixo Guandu no dia 15 de setembro.
Trata-se de um registro histórico sobre a tragédia ambiental, com o olhar de quem acompanhou, ao lado dos atingidos, uma luta que parecia impossível mas acabou se transformando numa grande vitória.
A advogada Richardeny Lemke ressalta que a luta continua: novas decisões poderão ampliar as indenizações e é preciso de uma grande união de esforços para recuperar o rio Doce, devolvendo assim as condições de trabalho a milhares de famílias que perderam seu ganha pão com a lama despejada no manancial.
Incrível como um país com tantos governantes aliás até o presidente não dá um parecer foi o maior caso acontecido com barragens no Brasil uma empresa que escolhe quem ela quer indenizar não segue um critério rígido honesto faz cadastro quem quer gente de longe que nem faz parte da nossa região recebe a indenização e quem é da nossa região fica a Deus dará ainda bem que temos advogados competentes para nós ajudar como a Dr Richardeny meus parabéns a sua bravura.
uma pena que são poucos causídicos como ela.
O Povo sofre, o Rio Doce está AMARGO e chora sangue