A adesão ao Sistema Simplificado de Indenizações (Novel) termina hoje, 30 de junho, mas pode ser prorrogada mais uma vez. Este é um dos pleitos levados à 12ª Vara da Justiça Federal, localizada em Belo Horizonte, por um grupo de advogados que esteve ontem na capital mineira.
Com a saída aparentemente definitiva do juiz Mario de Paula Franco Júnior da 12ª Vara, o juiz substituto Robson de Magalhães Pereira, da 20ª Vara, está respondendo interinamente pelo acervo do Caso Samarco, até o dia 13 de julho, quando um novo magistrado assume em definitivo.
Os advogados representantes das Comissões de Atingidos protocolaram o pedido de prorrogação do Novel, bem como levaram outros pleitos à 12ª Vara da Justiça Federal.
O Novel foi instituído pela Justiça Federal há exatos 2 anos, completados amanhã. Neste período, indenizou cerca de 73 mil pessoas na bacia do rio Doce e região estuarina, com valores que passam de R$ 7 bilhões, uma das maiores Indenizações coletivas da história mundial.
Hoje o Novel está presente em 45 municípios na bacia do rio Doce e região estuarina, totalizando 55 localidades, já que em algumas cidades existe mais de um território impactado.