Pelo terceiro dia consecutivo, o número de novos casos da Covid caiu em Baixo Guandu, mesmo em quantidade pequena: foram 285 na quarta, 266 na quinta e 264 hoje, segundo o boletim oficial da Secretaria Municipal de Saúde.
O boletim de hoje também registra queda no número de contaminados (casos ativos) simultaneamente, passando de 1361 ontem para 1329 nesta sexta-feira.
Mas a melhor notícia é que esta avalanche de casos da doença em Baixo Guandu não está agravando os contaminados: hoje temos apenas duas pessoas internadas precisando de suporte hospitalar.
A vacinação adiantada da população (cerca de 77% com duas doses) está sendo a principal aliada na luta contra a Covid. Vacina não previne 100% a contaminação, mas raramente os imunizados apresentam quadro que se agrava.
Outro fator é a variante ômicron, que prevalece presumidamente em 100% dos casos, não ser tão agressiva.
Neste ano de 2022, já são 2.146 casos da Covid registrados em Baixo Guandu, um número que ninguém imaginava fosse chegar a este patamar tão elevado. A variante ômicron é altamente transmissível, o que também justifica esta explosão de casos em várias partes do mundo e no Brasil.