Finalmente, depois de mais de 60 países no mundo já terem iniciado a vacinação contra a COVID-19, parece ter chegado a vez do Brasil e do Espírito Santo.
Se não houver nenhum novo contratempo, 22 mil doses da vacina começam a ser aplicadas na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, em território capixaba.
Terão prioridade nesta primeira etapa os profissionais de Saúde que estão na linha de frente no combate à doença, indígenas e idosos com mais 75 anos ou que estejam em instituições de longa permanência, como asilos.
Numa segunda etapa, com data a ser ainda definida, (provavelmente fevereiro)serão vacinados contra a COVID-19 o restante dos profissionais de Saúde e os idosos (acima de 60 anos) em geral.
De imediato, o Governo Federal deve liberar 8 milhões de doses de vacina para todo o país – 6 milhões da Coronavac e 2 milhões da AstraZeneca/Oxford. Não se sabe qual destas vacinas será destinada ao Estado, mas a distribuição deve ser proporcional à marca disponível para todo o país.
A pandemia da COVID-19 continua grave e a situação é mais dramática no Amazonas, onde a falta de oxigênio tem causado centenas de mortes evitáveis. O Governo do ES disponibilizou 30 leitos de UTI para socorro emergencial aos amazonenses. Os pacientes graves devem começar a chegar hoje.
Em Baixo Guandu a expectativa é que a vacinação também se inicie no dia 20, atendendo de imediato profissionais de Saúde da linha de frente e os idosos que estão em asilos.