...
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
quarta-feira, dezembro 3, 2025
  • Entrar
Folha1
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais
Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais
Sem resultados
Veja todos os resultados
Folha1
Sem resultados
Veja todos os resultados
Início Baixo Guandu

Prefeitura de Baixo Guandu sinaliza que vai abrir mão da repactuação e continuar na ação inglesa

Prefeitura de Baixo Guandu sinaliza que vai abrir mão da repactuação e continuar na ação inglesa

Na semana passada, o vice Patrick, o procurador Rodrigo e o secretário Neison foram a BH em encontro promovido pelo Pogust Goodhead

CompartilharEnviar

A Prefeitura de Baixo Guandu pode abrir mão dos recursos indenizatórios destinados aos municípios na repactuação, para optar pela ação promovida pelo escritório de advocacia Pogust Goodhead, na Inglaterra, que pede R$ 230 bilhões de reparação para mais de 600 mil clientes no Brasil.

Pelo menos esta é a sinalização da atual gestão em Baixo Guandu, que participou na semana passada da 4 Reunião Geral dos Municípios Clientes do escritório Pogust Goodhead, realizada na cidade de Belo Horizonte.

Do encontro na capital de Minas Gerais participaram o vice-prefeito Patrick Perutti, o procurador geral do município Rodrigo Rodrigues e o secretário municipal de Comunicação Neison Zahn.

O vice-prefeito Patrick explicou, na ocasião, que o encontro em BH buscou avançar “em nossa luta por justiça com o apoio do escritório Pogust Goodhead, que representa nosso município na corte britânica. Estamos firmes na luta para reparar os danos e os impactos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana”.

Dúvidas
Não só Baixo Guandu, mas outros municípios capixabas que fazem parte da ação inglesa terão também que fazer a opção indenizatória. São eles: Colatina, Aracruz, Conceição da Barra, Marilândia e São Mateus.

O impasse na opção indenizatória está no fato do contrato feito entre a Pogust Goodhead, que prevê anuência só com pagamento de 20% sobre o valor recebido. E os municípios não podem usar o próprio dinheiro da indenização para pagar os honorários. “É um impasse muito difícil para resolver, já que os municípios não tem este dinheiro para pagar os honorários”, explicou o prefeito de Colatina Guerino Balestrassi.

A mesma dúvida dos municípios que movem ação na Inglaterra, atormenta os atingidos : optar pela indenização da repactuação ou esperar o resultado da ação na Inglaterra?

O município de Baixo Guandu sinaliza que pode optar por esperar o resultado da ação na Inglaterra, mas os atingidos que se enquadram nos critérios da repactuação podem escolher o que é melhor. A expectativa é que o resultado da ação inglesa seja conhecida em meados de 2025, mas as indenizações (em caso de sentença favorável) só sejam pagas em 2027.

Tags: Baixo GuanduCasoSamarcoDesastreMariana
O Jornalfolha1 está sempre disponível para aceitar o contraditório, sobre as informações contidas em suas matérias. Entre em contato conosco pelo e-mail: contato@jornalfolha1.com.br
Postagem anterior

Julgamento na Inglaterra: BHP já estimava em 2010 número de mortos em caso de rompimento da barragem

Próxima postagem

Dois feriados nacionais em menos de 7 dias: comércio fecha e muda a rotina da cidade

Jornal Folha 1

Jornal Folha 1

Comentários 37

  1. José dos Santos says:
    1 ano atrás

    Gente é melhor receber resolver isso logo porquê vai demorar mais 10 anos ou mais esses prefeitos falam pra esperar porquê eles não foram atingidos diretamente e eles têm dinheiro pode esperar mais os pobres atingidos têm que ser rápido nos não podemos esperar mais seja o valor que for

    Responder
  2. Adilson Antônio de Souza says:
    1 ano atrás

    Difícil essa decisão sabendo que só tem bandidagem nesse País

    Responder
  3. Yury says:
    1 ano atrás

    Queremos ser indenizados e saber como está a questão das pessoas que morreram, alguém vai pagar por isso?

    Responder
  4. Daniel Chagas says:
    1 ano atrás

    Espero que o governo coloque a mão na consciência melhore a situação do rio doce em vez de melhorar as estradas , a eco 101 já cobra pedágio

    Responder
    • Dianbison molinario Da Silva says:
      1 ano atrás

      Verdade cadê o dinheiro dos impostos eles enfia aonde

      Responder
  5. Renato says:
    1 ano atrás

    Nós artesãos de Linhares, não recebemos como os pescadores. Trabalhávamos na ARTESAPI que era a associação de pontal do Ipiranga e fomos drasticamente atingidos pela questão da lama de rejeito. Não podíamos vender nosso trabalho porque o balneário estava interditado para o banho. Queremos receber integralmente como os “pescadores” da região.

    Responder
  6. José says:
    1 ano atrás

    Melhor receber imediatamente do que esperar os ingleses decidirem, eles vão arrastar esse processo eternamente e esperar todos os atingidos morrerem, ai os filhos vão ficar esperando e por aí vai. Aqui no Brasil tem processos simples que duram anos e muitos caducam…

    Responder
    • Henrique says:
      1 ano atrás

      Vou espera Inglaterra Tambm , o governo pegou a maior parte e tá deixando a migalha para o povo não concordo já basta o tanto de imposto que nos paga

      Responder
  7. Arlindo custódio felix says:
    1 ano atrás

    Queremos receber do Brasil se sabe dia de amanhã se estou vivo nos paga de uma vez e pronto

    Responder
  8. Rogério says:
    1 ano atrás

    Todo estado de Minas Gerais deveria fazer o mesmo, pq esse acordo feito entre governos e empresas é uma força pra enganar todos os atingidos.pq aqui no Brasil tudo é farsa uma mentira da é enganação.

    Responder
  9. Adilson Moamedes Alves says:
    1 ano atrás

    Gostaria de saber quem no desespero pegou 1 mil reais, como vai ficar a situação deles ?

    Responder
  10. LUCILENE DE JESUS SILVA says:
    1 ano atrás

    JÁ ESPEREI TANTO TEMPO ,ESPERO UM POUCO MAIS

    Responder
  11. Vanderleia Raimunda Viana says:
    1 ano atrás

    Faço tratamento no estômago devido a água contaminada.
    Tenho todos os relatórios médico e além de fazer uso de medicamentos depressivo.
    Tenho que ficar me humilhando para ganhar medicamentos para amenizar essa dor no estômago que parece não ter fim.
    Nos os atingidas somos humildes e estamos precisando.
    Quem as vezes pode esperar estão em vantagens e nós estamos a merecer.

    Responder
  12. Cedimar says:
    1 ano atrás

    Eu não concordo com o valor de 35 mil . Porque o dinheiro é da população.E não pra governador fazer melhorias em estrada .Pro governo a gente já paga os impostos achei está decisão foi injusta.Eu mesmo com criança pequena pegava água na fila com criança no braço fora as outras situações que passei nesta época.E agora o governo ganha dinheiro pra fazer arrumação sendo que pagamos imposto absurdo.

    Responder
  13. Maria luciaMaria Lucia says:
    1 ano atrás

    Gente temos que protestar sobre a questão da demora ja se passaram 9 anos e,agora mais 8 meses de espera ,eu estou doente e optei por receber da samarco aqui no Brasil!na minha opinião esse processo inglês nao vai dar em nada pois sao poderosos e esperar mais 3 anos ou quatro pra receber um nao e perder a merreca daqui ;prefiro o pouco q contar com o muito duvidoso!isso esta me deixando ansiosa e com depressão! Quero ir embora pra serra ,estou aqui em minas desdr antes da barragem !vim pra plantar em um terreno pequena agricultura e tudo acabou ,vendi minha casa pra investir !hoje nem tenho mais moradia moro de aluguel ,pois tivemos q abandonar o local por causa da agua de cisterna poluidaso quero ir embora de volta pra minha cidade ,;serra ES.

    Responder
  14. Maria Divina Figueiredo says:
    1 ano atrás

    Agente acaba morrendo sem receber nada,povo miserável,

    Responder
  15. Wesley Machado Gomes says:
    1 ano atrás

    Estou esperando o da CORTE inglesa. Esse acordo do Lula não confio. Deus há de nos dar essa benção e fazer justiça

    Responder
    • Manoel izequiel da costa says:
      1 ano atrás

      Confiaram no presidente Temer ficou 2017e/18 ? e de 2019 a 2022 vocês Confiaram então receberam no governo Bolsonaro? Kkkk Novembro de 2015 a Barragem estoura e estoura também o golpe de vocês na presidente Dilma ela sai em 2016 eu já recebi uma parte quero outra kkkkk

      Responder
  16. Valdeci says:
    1 ano atrás

    E tbm espera a ação inglesa até março o acontecimento foi 2015 e por que isso e cadê os juros pelo tempo que as pessoas esperaram uai isso não entendo vcs estão brincando
    Com as pessoas pai de família isso

    Responder
  17. Marqueci bessa da silva says:
    1 ano atrás

    Pó isso que os governos deve estar pressão para fazer esse acordo mais pergunta se alguém deles teve algum danos desse desastre. Mais aqora eles querem usufruir dos sofrimento daqueles que sofrerá ainda sofrem com aquele tragédia

    Responder
    • Wesley Machado Gomes says:
      1 ano atrás

      Pois é…não dá pra confiar nesses político. Esperamos a corte inglesa mesmo.

      Responder
  18. Celso salvadeu says:
    1 ano atrás

    Não seria mais fácil pagar os atingidos como pescadores agricultores etc e deixassem políticos de fora pois político é tudo ladrao

    Responder
    • Maria luciaMaria Lucia says:
      1 ano atrás

      Eu concordo em receber da samarco !abro mão da inglaterra pois la nao vai dar em nada ,ninguem garante q vão ganhar a ação e antes um poúco na mao do que perder túdo ,so acho q deveriamos fazer um protesto pra receber imediatamente.

      Responder
  19. Devenil José soares says:
    1 ano atrás

    LULA É O PRESIDENTE DO BRASIL
    .NÃO NOSSO DONO.NINQUEM E OBRIGADO COMER OQUE ELES QUEREM.O POVO ESTA MORRENDO INFETADO POR ESTE RIO CHEIO DE MERDA.E NINGUEM FAS NADA ESTÃO QUERENDO DAR MAIS UM GOUPE INQUANO ISTO OS IDOSOS VAM MORRENDO COMPRANDO AGUA E REMEDIOS.

    Responder
  20. DIRLEIA CALIXTO says:
    1 ano atrás

    Eu só não entendo que Samarco irá pagar zema primeiro e vai deixar os atingido na espera todos estão na expectativa de receber agora em dezembro para ter um Natal mais felizes .Mas infelizmente sempre os político tem a ganhar enquanto os mais fracos tem que esperar o pior com barriga vazia muito injusto essa repactuaçao😰

    Responder
    • Maria luciaMaria Lucia says:
      1 ano atrás

      Eu concordo em receber da samarco !abro mão da inglaterra pois la nao vai dar em nada ,ninguem garante q vão ganhar a ação e antes um poúco na mao do que perder túdo ,so acho q deveriamos fazer um protesto pra receber imediatamente.

      Responder
      • LUCILENE DE JESUS SILVA says:
        1 ano atrás

        É ISSO MESMO QUE A JUSTIÇA BRASILEIRA QUER DE VCS ,QUE ACEITAM A INDENIZAÇÃO DO BRASIL DO QUE A DA INGLATERRA
        .PQ A SAMARCO E SUA CORJA QUEREM DESEMBOLSAR MENOS DINHEIRO DO QUE REALMENTE VALE,QUE TEMOS DIREITO.

        Responder
  21. LUIS RIBEIRO DE CARVALHO says:
    1 ano atrás

    ESSA ESPERA DEIXA A MENTE DE TÔDOS TRANSTONADA, DOS TEMPOS QUE ROLA ESSA QUESTÃO E SE GANHAR OITRO TEMPO PRÁ RECEBER

    Responder
  22. LUIS RIBEIRO DE CARVALHO says:
    1 ano atrás

    2027 SERÁ MAIS 3 ANOS E QUANTOS MAIS VIRÃO?

    Responder
  23. Leonidio Stegmiller says:
    1 ano atrás

    Lembrar que nós somos usuários dessa calha de merda. Fazem um tratamento para matar parte dos bichinhos, retiram um pouco dos particulados em suspensão e a sopa a gente bebe. // obrigadão

    Responder
    • Roneide says:
      1 ano atrás

      A parte maior ficou pros governadores e a menor pra nós que tirava nosso sustento não dá pra entender.

      Responder
      • Nilson Candido Da Silva says:
        1 ano atrás

        Não muitas coisas e as pessoa que pegarão só mil reais como fica nessa parada

        Responder
        • Nilson Candido Da Silva says:
          1 ano atrás

          Será que as pessoa que pegarão só mil reais vai pegar os 34 ou nao

          Responder
    • Wesley Machado Gomes says:
      1 ano atrás

      Estamos todos orando e aguardando a CORTE INGLESA, esse acordo do governo aí que saiu não confio não, é só pra tentar melar

      Responder
  24. Leonidio Stegmiller says:
    1 ano atrás

    Momento de investir no tratamento de esgoto da cidade, tanto aquele despejado diretamente no Rio doce via região do Sapucaia, também o esgoto direcionado ao Rio Guandu. Moral da história o tratamento de esgoto tem que ser tratado da Cidade como um todo. Vale lembrar que o Rio doce atualmente não passa de uma calha de esgoto. /// Leonidio Stegmiller

    Responder
    • CLAUDEMIR DA PENHA says:
      1 ano atrás

      Depois que todos estiverem contaminado
      Com metais pesado, será quê essa migalhas vai dar para fazer o tratamento?de qualquer maneira vamos ter que ser socorrido pelo SUS aí fica a questão obg

      Responder
    • JAIME DE OLIVEIRA ROSA says:
      1 ano atrás

      Vc já viu algum manifesto do povo guanduense, que se dizem preocupados com o rio doce para receber dindin, pelas ruas da cidade pedindo melhorias para o saneamento básico?

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Em alta
  • Comentários
  • Últimas
Pogust diz em vídeo que quem foi indenizado no Brasil pode também receber da Inglaterra

Pogust diz em vídeo que quem foi indenizado no Brasil pode também receber da Inglaterra

novembro 24, 2025
Dano Água: decisão sobre processo contra BHP na Inglaterra sai em aproximadamente dois meses

Itatiaia afirma que sentença do Caso Samarco na Inglaterra sai nesta sexta-feira, dia 14

novembro 13, 2025
Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

dezembro 1, 2025
Morre o empresário Fizinho Kill, ex-vice-prefeito e empresário que marcou época em Baixo Guandu

Morre o empresário Fizinho Kill, ex-vice-prefeito e empresário que marcou época em Baixo Guandu

novembro 8, 2025
Dano Água: decisão sobre processo contra BHP na Inglaterra sai em aproximadamente dois meses

Itatiaia afirma que sentença do Caso Samarco na Inglaterra sai nesta sexta-feira, dia 14

6
Caso Samarco: Ação do Ministério Público pede indenização de R$ 3,6 bi para mulheres atingidas

Caso Samarco: Ação do Ministério Público pede indenização de R$ 3,6 bi para mulheres atingidas

5
Dez anos do rompimento da barragem de Mariana: o que os atingidos podem ainda receber?

Dez anos do rompimento da barragem de Mariana: o que os atingidos podem ainda receber?

4
Pogust diz em vídeo que quem foi indenizado no Brasil pode também receber da Inglaterra

Pogust diz em vídeo que quem foi indenizado no Brasil pode também receber da Inglaterra

3
Após acidentes, vereadores apresentam projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

Após acidentes, vereadores apresentam projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

dezembro 3, 2025
Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

dezembro 1, 2025
Tempo muda a partir de quarta-feira, com muita chuva até domingo em Baixo Guandu

Tempo muda a partir de quarta-feira, com muita chuva até domingo em Baixo Guandu

dezembro 1, 2025
Prefeitura de Baixo Guandu e CDL oferecem premiações para as melhores decorações de Natal

Prefeitura de Baixo Guandu e CDL oferecem premiações para as melhores decorações de Natal

novembro 28, 2025

Notícias Recentes

Após acidentes, vereadores apresentam projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

Após acidentes, vereadores apresentam projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

dezembro 3, 2025
Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

dezembro 1, 2025
Tempo muda a partir de quarta-feira, com muita chuva até domingo em Baixo Guandu

Tempo muda a partir de quarta-feira, com muita chuva até domingo em Baixo Guandu

dezembro 1, 2025
Prefeitura de Baixo Guandu e CDL oferecem premiações para as melhores decorações de Natal

Prefeitura de Baixo Guandu e CDL oferecem premiações para as melhores decorações de Natal

novembro 28, 2025
Próxima postagem
Dois feriados nacionais em menos de 7 dias: comércio fecha e muda a rotina da cidade

Dois feriados nacionais em menos de 7 dias: comércio fecha e muda a rotina da cidade

Procurar por Categorias

  • Aimorés
  • Baixo Guandu
  • CASO SAMARCO
  • Geral
  • Geral
  • Itueta
  • Marilândia
  • Política
  • Resplendor
  • Sem Categoria
  • Sociais

Notícias Recentes

Após acidentes, vereadores apresentam projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

Após acidentes, vereadores apresentam projeto que regulamenta uso de bicicletas elétricas

dezembro 3, 2025
Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

Professor Messenas atende parecer da PGU e renuncia ao mandato de vereador

dezembro 1, 2025
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

© 2025 Todos os direitos reservados Folha1 - Desenvolvido por dNNr WebDesigner

Bem vindo!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupera sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Add New Playlist

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais

© 2025 Todos os direitos reservados Folha1 - Desenvolvido por dNNr WebDesigner

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.