Moradores do centro e de vários bairros de Baixo Guandu, viveram ontem um dia de revolta pela falta d’água nas torneiras, em pontos localizados na cidade, além de uma irritante falta de energia elétrica, com vários picos que duraram horas e causaram transtorno e preocupação.
Os vários grupos de whatsapp da cidade repercutiram durante horas, ao longo desta terça-feira, os problemas envolvendo a falta de água e de luz, com reclamações especialmente destinadas à EDP Escelsa, a concessionária de energia que fornece este serviço a Baixo Guandu.
As reclamações contra a falta de água nas torneiras foram mais localizadas, atingindo bairros como Sapucaia e Vila Kennedy, mas a falta de energia elétrica foi recorrente durante o dia de ontem em praticamente todos os bairros da cidade.
A partir do meio-dia foram vários “picos” de energia no centro e em vários bairros, com interrupções no fornecimento geralmente durando cerca de 5 minutos. Em alguns pontos da cidade, a falta de energia chegou a 5 vezes em menos de duas horas, causando preocupação dos consumidores com relação à queima de aparelhos em residências e também no comércio.
Baixo Guandu convive há meses com esta instabilidade no fornecimento de água e luz. Em janeiro deste ano a cidade chegou a ficar cerca de 10 dias sem abastecimento normal de água, com a Prefeitura e o SAAE culpando exatamente a EDP Escelsa pelo problema, acusando o corte recorrente no fornecimento de energia. Só que o problema não era só esse: as bombas de captação de água não receberam manutenção adequada e o sistema entrou em colapso.
Resta aos guanduenses protestar nos grupos de whatsapp, já que há mais de um ano os “picos” de energia são constantes e o serviço prestado pelo SAAE não tem sido satisfatório na distribuição de água tratada.
A geladeira foi pro saco, quem vai pagar a conta?
Minha geladeira foi pra o saco, quem vai pagar a conta?