O artista guanduense Etelvino Antônio de Souza Oliveira, de 75 anos, foi encontrado morto no interior de sua residência, na noite de ontem (25/9), na rua Antônio Sampaio, próximo ao Bar do Gilson. Aparentemente ele faleceu de causas naturais, mas a Polícia Civil vai apurar se houve algum agente externo . Etelvino era solteiro e morava sozinho, enfrentando nos últimos anos problemas de saúde que limitaram um pouco seu hábito de circular pelas ruas da cidade. Confira no vídeo abaixo uma das apresentações do violonista:
Artista
Etelvino era um reconhecido artista guanduense, violonista excelente e dedicado às artes plásticas. A escultura em bronze do padre Alonso Leite , colocada inicialmente na praça São Pedro e depois levada ao pátio da Igreja Matriz, é de sua autoria, feita em 2008.
Ele teve uma vida inteira dedicada às artes, desde jovem participando de bandas musicais e desenvolvendo as artes plásticas com pinturas e esculturas. Nunca buscou dinheiro nem fama: tinha uma vida extremamente simples e cuidou da mãe idosa , viúva do conhecido Cleber do Correio, seu pai.
Ele sempre caminhava pelas ruas de Baixo Guandu, nos últimos meses lentamente por estar com a saúde bem comprometida. Mas nunca deixou de se interessar pela vida da comunidade, onde era bastante querido.
Nos anos 1980 Etelvino chegou a passar uma temporada na Europa, onde sobrevivia tocando seu violão nas estações de metrô. Mas foi apenas uma aventura: seu refúgio era mesmo Baixo Guandu, onde nasceu e foi criado, residindo sempre na rua Antônio Sampaio.
Publicado em 26/09/2025
Que emoção ouvi lo ticando, agora ele é um.violonista no céu, pois tanto talento , com certeza foi dado por Deus! Descanse em paz, querido amigo.⚘🙏🙏🙏⚘😪
Você precisava voar pro infinito mesmo, esse mundo não cabe gente feito você, com talento, amor a arte a tudo que faz e sobretudo ao próximo.
Obrigada pela convivência..Obrigada por ter feito parte da minha família ainda que por tão pouco tempo..Obrigada pela viagem de Vitória a Baixo Guandu, curtindo cada detalhe mostrado por você, que só as mentes evoluidas conseguem ver.
Obrigada pelo Natal mais belo que vc proporcionou a gente em minha casa dedilhando um violão e nos fazendo sentir que ali tinha mesmo era um coro de anjos dando Glórias à Deus nas Alturas guiados pelos acordes do Homem de Boa Vontade.
TEO, seu nome sempre foi Pureza e vai se perpetuar sendo.
Obrigada pelo privilégio de ter feito parte dos meus..Alegre os anjos aí em cima e espere por nós.
Até um dia meu caro.
Voe como sempre sonhou…
Agora o Céu tem um cantinho lindo, habitado por um Anjo Puro e Sonhador.
Até breve meu amigo.
Obrigado por ter proporcionado a minha irmã os melhores anos da vida dela.
E a CHALANAnão rodou só no rio..Virou carruagem e levou você para a dimensão que você tanto sonhou.
Alegre muito todos aí com os seus inimitaveis acordes, como sempre alegrou todos que tiveram o privilégio de te ouvir por aqui.
Deixou muita saudades, mas deixou a música, a arte e seu respeito pela mãe natureza como ensinamento.
Até um dia meu querido!!!
Meu primo querido, que Deus nos console e conforte neste momento de dor e saudade. Triste com esta notícia.
Um grande artista, e gente boa, que Deus o tenha.
Notícia triste. Amigo e companheiro Etelvino. Estudamos no antigo Ginásio Brasil e juntos ficamos na responsabilidade, sugerida pela diretora, Dona Nini, de fazer um quadro desenhado do Ginásio.
Vá em paz amigo.
Todo dia passava no meu antigo trabalho, me dava bom dia , as vezes comprava fígado de galinha pros seus gatinhos. Sempre com palavras sábias , humilde e simples. Grande perda pra baixo Guandú.
Fui aluno de violão dess mestre do violão. Etelvino sempre conversávamos e ao seu retorna da Espanha ele me apresentou o já falecido Pablo de Lutia um fenômeno da música Flamenca, e Etelvino o procurou e mostrou a ele uma técnica desenvolvida por ele, que era o uso do dedo mínimo em determinado efeito na música por ele executada aí violão. Descanse em paz guerreiro.
Etelvino gente da melhor qualidade fui não só amigo como vizinho de quarteirão sempre muito respeitado e com um papo agradável a qualquer hora foi um privilégio conviver com Ele enquanto estive em Baixo Guandu que Deus o tenha de braços abertos 🙌