...
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
quinta-feira, maio 15, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Folha1
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais
Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais
Sem resultados
Veja todos os resultados
Folha1
Sem resultados
Veja todos os resultados
Início CASO SAMARCO

BHP não fará acordo e se perder ação na Inglaterra, prevê que pagamentos podem ocorrer apenas em 2030

BHP não fará acordo e se perder ação na Inglaterra, prevê que pagamentos podem ocorrer apenas em 2030
CompartilharEnviar

Em meio ao andamento da ação movida pelo Pogust Goodhead na Justiça da Inglaterra, que pede indenização de R$ 230 bilhões pelo Caso Samarco, a BHP reafirmou em nota que não fará nenhum tipo de acordo no processo. E estima que, caso venha a sofrer condenação, “não é esperado nenhum tipo de pagamento indenizatório antes de 2028/2030”.

O posicionamento oficial da BHP não deixa de ser um alerta aos atingidos que podem ser ressarcidos nos programas indenizatórios previstos na repactuação, uma vez que afasta um acordo imediato e admite mais 5 anos pela frente para pagamento de danos – se a Corte Inglesa decidir pela condenação.

“Os atingidos que insistirem em permanecer na ação inglesa correm dois riscos: perder a ação ou, em caso de vitória, ter que esperar por até mais 5 anos para receber indenização”

avaliou ontem um advogado que atua há mais de 5 anos no Caso Samarco.

Para este advogado, trata-se de uma decisão difícil para os atingidos, já que a indenização pela repactuação é certa e rápida, enquanto a ação inglesa depende de um resultado favorável. “Eu deixo os clientes à vontade para escolher a opção que eles acharem mais conveniente” explicou o advogado.

Nota da BHP

A nota da BHP enviada ao site Poder 360, na íntegra, diz o seguinte:
“A BHP não está envolvida em nenhuma negociação de acordo com relação ao caso do Reino Unido. A BHP seguirá com sua defesa na ação inglesa e nega os pedidos em sua totalidade”.

E prossegue:
“A ação é desnecessária, pois duplica questões por processos judiciais perante as Cortes Brasileiras , pelos programas implementados pela Fundação Renova desde 2016 e pelo acordo recém assinado no Brasil”.

E conclui a nota:
“Se a defesa da BHP for bem sucedida, o caso do Reino Unido não terá prosseguimento. Se o caso prosseguir, não é esperado que nenhum pagamento de indenização seja realizado antes de 2028-2030 naquela jurisdição”.

Tags: AçãoInglaterraCasoSamarcoDesastreMarianaRepactuação
O Jornalfolha1 está sempre disponível para aceitar o contraditório, sobre as informações contidas em suas matérias. Entre em contato conosco pelo e-mail: contato@jornalfolha1.com.br
Postagem anterior

Reeleito em Baixo Guandu, Lastênio se reconcilia com deputado Da Vitória: ‘não tenho inimigos políticos’

Próxima postagem

Chuva com rajadas de vento assusta moradores e tempo segue instável com novos temporais

Jornal Folha 1

Jornal Folha 1

Comentários 46

  1. MARCOS R. says:
    4 meses atrás

    Creio eu que, a Juiza deva dar favoravel somente aqueles que não receberam, pode ser até um acordo firmado pela a BHP,liberar o pagamento somente para quem não receberam no brasil, e acho justo, tem gente que não tem direito recebeu no Brasil mais de 250.000,00 e agora esta tentando receber na justiça inglesa, se não fosse por isso dessas pessoas spertas ja teria resolvido isso a muito tempo com um acordo.

    Responder
  2. Alexandre José De Oliveira says:
    4 meses atrás

    Gente, o medo não existe, vamos todos fechar a linha férrea evitando carregamento de minério. Ninguém faz isto. O dia que o povo se unir e fizer isto, aí resolve o problema. O povo se acomoda demais.

    Responder
    • Marcos says:
      4 meses atrás

      CONCORDO

      Responder
  3. Wellerson Alves says:
    5 meses atrás

    Na verdade esse acordo feito no Brasil veio excluir muitos atingidos das indenizações, não favoreceu nada para os atingidos.

    Responder
  4. Paulo Sergio Moraes says:
    5 meses atrás

    Não é a BHP que defini o prazo para pagar, e sim à justiça inglesa. Esta divulgação e para pressionar as pessoas aderirem ao acordo no Brasil. Na Inglaterra existe justiça.

    Responder
    • Mmarco Aurélio de Araújo says:
      4 meses atrás

      O Paulo Sérgio está certo isto é mais um golpe da Samarco BHP vale pra desmotivar o povo atingido quem garante que a Samarco BHP vale não estão combinados com alguns advogados pra colocar medo nós atingidos e os atingidos aceitarem as migalhas da vale Samarco BHP por estas empresas criminosas já sabem que eles já perderam na cort inglesa porque são muitas provas concretas contra Samarco BHP vale então eles está combinando com alguns advogados pra desmotivar os atingidos e mexer com o nosso psicológico mais uma estratégia da Samarco BHP vale porque no Brasil eles compraram os políticos de MG espírito santo e governo federal fora a justiça todos nós venderam pra Samarco BHP vale na Inglaterra existe corrupção mas nem compara com a do Brasil o Paulo está certo eu também não estou com pressa e outra lá quem decide se o dia a hora e quando vai pagar não é Samarco BHP vale quem vai decidir vai ser a juíza finola o ela vai decidir o dia pra Samarco BHP vale a pagar todo mundo se condenado eles forem.

      Responder
    • Edimar Rodrigues Soares says:
      4 meses atrás

      Concordo com Vc !

      Responder
  5. Lino Guedes Neto says:
    5 meses atrás

    Eu tinha minha carteira de pesca ativa até 2013 e por ser honesto resolvi dar baixa na expectativa de me aposentar por problemas de saúde, eis que só me aposentei em 2018.
    Recebi como pescador de fato e luto até hoje pelo AFE .
    A Renova/ Sinergia alegam que meu cadastro foi cessado por eu não ter atendido algumas ligações e eu acho isso um absurdo, nessa época eu estava entre a vida e a morte pois passei por duas cirurgias de câncer de intestino e a prioridade é a vida .
    A Renova recebeu os laudos para contestação e segundo ela os mês os se encontram em análise….
    Eu não morri , não me aposentei por falta de braços ou pernas , não sou acamado e ainda pesco pra minha sobrevivência.
    Será que faço algo errado aí ?
    Hoje o aposentado por invalidez que ganha um salário mínimo nem pode sonhar em trabalhar , agora um monte de Vagabundos e vagabundas que nunca pregaram um prego na barra de sabão tem auxílio ou bolsas famílias e aí da trabalham sem carteira assinadas e faturam alto .
    Conheço pessoas que são mestres de obras 3 casa alugadas , carrão na porta e recebem auxílio Brasil.
    Por isso luto pelos meus direitos .

    Responder
  6. SÍLVIO PÉREZ NUNES says:
    5 meses atrás

    Que lorota…
    Na Inglaterra a Justiça é assim, perdeu tem que pagar na hora…
    Isso parece chantagem pra forçar uma esmola aos atingidos no Brasil.
    Isso é aquela velha desonestidade pra esvaziar a ação inglesa.
    Vergonhoso….

    Responder
  7. Eva Patrocinio says:
    5 meses atrás

    Eu espero. Sou paciente. Eles é que lutem!! O que tem que ser , será??? Eis aqui na espera .

    Responder
    • Janaina says:
      5 meses atrás

      Isso é pressão da samarco, eles sabem que a vitória dos atingidos é certa!
      Já esperamos por tanto tempo, não caiam nessa pressão! Brasil sendo Brasil.

      Responder
  8. Albino fernandes says:
    5 meses atrás

    Ee melhor receber o que tão dando do que ficar sem nada kkkkkk

    Responder
  9. Alex says:
    5 meses atrás

    Kkkk já esperei 10 anos espero mais 5 tranquilo, mas vocês vão pagar Tim por Tim!!!!
    Nos vemos em 2030 um abraço!!!!

    Responder
  10. Roberto Rodrigues says:
    5 meses atrás

    E, as coisas já estão difícil, depois do acontecido, pior ainda, eu tenho a minha mulher doente, q só depende da água mineral, se ela tomar desta água, q vira um barro uma saloba, no fundo do filtro, ao filtrar a água, imagina, este barro e aquela saloba, em seu intestino, a roupa, tem q lavar duas ou três vezes na máquina, por causa do barro escuro, do rejeito q tem na água, e ainda falam em não pagar, aí fica difícil, cadê as autoridades brasileiras, não vê isto, eles não estão nem aí pra população mineira, isto e uma vergonha.

    Responder
  11. Wesley Machado Gomes says:
    5 meses atrás

    Não aceitem.esse acordo do “repactuação” ,é armadilha na minha opinião. Saindo da Inglaterra eles.tem que pagar.

    Responder
  12. Carla Marinho da Silva says:
    5 meses atrás

    Minha neta nasceu em dois de dezembro de 2015.so Deus sabe o sufoco pra cuidar de uma recém nascida com essa água que se tornou imunda e ainda continua até hoje.Muito gasto com água mineral.buscar água em poços artesianos em filas enormes, até durante as madrugadas com meus filhos e minhas netas com sono.muita humilhação.nao me pagaram nada.apesar de lutar desde a tragédia, parece que a minha advogada perdeu o prazo.ate porque não sabia que era pra contratar advogado.perdi meu trabalho de cozinheira.E aí?
    Espero um dia receber

    Responder
  13. Max says:
    5 meses atrás

    Você que nunca saiu do país, aqui vai uma clara aula de história. A diferença do primeiro mundo para o terceiro é um abismo gigantesco. Foi só anunciar o prosseguimento da ação na corte inglesa, que aqui correram pra assinar um acordo na outra semana. Eu morei na Inglaterra por 19 anos, e la a justiça não tarda e não falha.

    Responder
    • Carla Marinho da Silva says:
      5 meses atrás

      Até hoje comprando água mineral.haja dinheiro.nunca recebi nada da renova.o porque eu não sei.lavar roupas e se deixar a água cair diretamente em cima da roupa de cor clara dentro da máquina,a roupa sai toda suja de barro.imagina isso no organismo

      Responder
  14. Luiz Azevedo says:
    5 meses atrás

    É mais um jeitinho do governo ladrão roubar do povo, tá na cara que essa repactuação sem a presença das pessoas que sofrem e um meio dos ratos encherem os bolsos as custas do sofrimento das pessoas atingidas.

    Responder
  15. Aroldo moreira says:
    5 meses atrás

    Tudo e pressão destas mineradoras assassinas, são publicações mentirosas para assustar os atingidos que estão na causa na Inglaterra. Repactuacao foi feita com aceite dos nossos governantes que nao pensaram nos atingidos, vergonha. Moro a menos de 200 metros do rio doce, sei como foi doloroso. Vou aguardar tranquilamente, não desistam.

    Responder
    • Cassia vieira Torres da Silva says:
      5 meses atrás

      Isso mesmo , eles querem pagar uma esmola aqui no Brasil , e pode ter certeza muitos vão aceitar!!

      Responder
  16. Geraldo Rogério Lopes da silva says:
    5 meses atrás

    Não quero nem saber eu quero é o meu. Estou ralando de servente de pedreiro porque acabaram com nosso rio.

    Responder
  17. Pedro Brito da Silva says:
    5 meses atrás

    Quero corrigido até o ultimo centavo. Esse advogado está querendo meter o terror.

    Responder
  18. Pretinha ribeiro says:
    5 meses atrás

    O dinheiro q era pra vir para os atingidos, está indo para o governo, isso é mais um jeito de colocar o governo milionário. E onde está os nossos direitos, enquanto uns nem conhece o rio doce e já receberam valores altos , outros estão recebendo mensalmente sendo q nunca foi na beira do rio nem pra ver.

    Responder
  19. Antônio Gomes de amorim says:
    5 meses atrás

    Eu estou com vocês e não abro mão do meu direito

    Responder
    • DALSON CEZAR DE JESUS ROZA says:
      5 meses atrás

      Sem problema 2030 tá logo ali, até lá virá com juros e correção. O negócio é pagar pelo crime que cometeu aqui, aguardando ansioso pela CONDENAÇÃO da BHP Billiton. 🧔🏻‍♂️👍

      Responder
  20. Bruna says:
    5 meses atrás

    2030 já não tem nem osso meu kkkkkk e se tiver viva até lá não vai ter graça kkk já vou tá na taba da berada kkkkkkkk

    Responder
  21. Marcelo Batista Brito says:
    5 meses atrás

    Essas notas saem só para que os atingidos abandonei o caso da Inglaterra e aceite a repactuação vergonha

    Responder
    • Alexandre Chaves says:
      5 meses atrás

      Exatamente! O jogo é sujo, e só demonstra o pavor da BHP ante a iminente e acachapante derrota que virá na justiça Londrina!!!

      PERMANEÇAM FORTES, VÍTIMAS, JUNTO À CAUSA INGLESA, NÃO SE ARREPENDERÃO!!!

      Responder
    • Vanderleia Raimunda Viana says:
      5 meses atrás

      E quem já recebeu a indenização?
      Iram devolver?
      Muita humilhação.
      Se não precisacemos.
      Agente não estaria passando por este constrangimento .

      Responder
  22. ALVARO CALDEIRA BRANT says:
    5 meses atrás

    Devo, não nego, pago quando puder!
    Quem foi, ou é, o autor dessa afirmação?
    Não sei! É o ruim, ficando pior! Quando qualquer tipo de réu, se tiverem recursos financeiros, esqueçamos!
    Fazem o que querem. A justiça é muito estranha!
    Lenta. Papel aceita tudo! Havendo condenação, a ré é quem vai decidir quando pagar? Muita petulância!
    A menos que coisas aconteçam.

    Responder
    • Silvio Moreira says:
      5 meses atrás

      Só muda de País Mais é a mesma coisa.
      Única Justiça é Verdadeira e não Falha e a Justiça de DEUS.

      Responder
  23. Puto com a VALE, SAMARCO, BHP e MG says:
    5 meses atrás

    VALE e suas associadas criminosas, como a BHP e a SAMARCO, são empresas extrativistas com gestores e engenheiros irresponsáveis, entretanto os Governos do Estadão atrasado, Itamar, Aécio, Newton, Zema, Anestesia, etc. são solidários com essas tragédias e outras que estão por vir pelas desgraçadas represas de alteamento à montante, uma técnica jurássica só aceita no Brasil e em especial nessas Minas Gerais. Por que o MPMG não se pronúncia contra esses absurdos?

    Responder
  24. Carlos Roberto da Silva says:
    5 meses atrás

    Eu acho. Que isso e jogada. Porque ninguém é maior que a justiça

    Responder
  25. Moisés says:
    5 meses atrás

    Eu moro na beira do rio doce em Colatina velha,..onde se viu municípios que o rio doce não passa onde pessoas de fora vieram pra cá com advogados rapina fazer declarações falsas pra arrancar dinheiro já recebido enquanto os q realmente passaram por essa irresponsabilidade da mineradora ainda estão sem nada?.. aguardando uma justiça q só pensa nela,.. tirando dinheiro ,recursos q por direito é nosso e investindo em coisas q não corresponde ao incidente,.. isso se chama vagabundagem nacional… Brasil país da vergonha, Brasil, mostra sua cara infelizmente suja com os governantes injusto…

    Responder
    • Fatima Albuquerque Durigan says:
      5 meses atrás

      Em Aimores tbm e muitas pessoas se cadastraram como pescadores para receber mais, tem pessoas que receberam 250 mil morando em cidade que o Rio Doce nunca abasteceu. Povo corrupto e se vc abrir a boca ainda pode ser apagado, infelizmente!!!

      Responder
  26. Paulo Sergio Moraes says:
    5 meses atrás

    Eu só acho o seguinte, quem decide quando irá ser pago é a justiça inglesa. Caso a BHP venha perder a ação não vai ser ela que vai determinar data e ano para ser pago.

    Responder
  27. Martins says:
    5 meses atrás

    Que leve mais uns dez anos!!!
    Não abro mão, é direito meu!!!
    Podem fazer pressão, se sintam a vontade!!!

    Responder
    • .M.Silva says:
      5 meses atrás

      Ós donos da BHP sabem muito bem que a justiça inglesa não é de brincadeira e se não pagar dentro do prazo teram seus bens bloqueados e posteriormente ós béns podem ser leiloados, gastaram bilhões para atrasar e atrapalhar o processo indenizatório invés de serem justos e indenizar quem realmente tem direito.

      Responder
  28. LUIS RIBEIRO DE CARVALHO says:
    5 meses atrás

    ESTÃO PRESSIONANDO OS ATINGIDOS PARA FAZEREM ACORDO COM A REPACTUACAO, TÁ DIFÍCIL

    Responder
    • Maria says:
      5 meses atrás

      Faturam alto em nosso País, causam danos ao meio ambiente, vidas são perdidas por tragédias resultantes do trabalho realizado e que de certa forma tem alguns culpados., mas fica assim: Não há uma definição certa. Quem realmente tem direito não recebe. Será que o dinheiro que a maioria do povo brasileiro estão sendo enganado$.É preciso clareza e solução rápida.

      Responder
  29. Edmilson Alves dos Santos says:
    5 meses atrás

    Engraçado tanta pressão só para assustar o posso para correr pra mixaria do acordo feito de portas fechadas com os governantes essa questão de quando vai pagar e quanto vai pagar quem vai decidir é a justiça Inglesa não achismo desses advogados meia boca 😄

    Responder
  30. Nilson says:
    5 meses atrás

    Mais uma vez as mineradoras tentam manipular a verdade. A justiça inglesa não é lenta nem conivente com os crimes cometidos pela Samarco. A justiça inglesa é ágil e , quando a condenação ocorrer, o pagamento deverá ser feito rapidamente. Não há tolerância como houve aqui no Brasil.
    Mais uma divulgação falaciosa para tentar iludir os atingidos para que eles aceitem os valores ridículos propostos aqui no Brasil!!!

    Responder
  31. Vitor Drake says:
    5 meses atrás

    Como um jornal que sempre posta algo sobre o assunto pq não expor essa parte do acordo ? Seria bom ter uma matéria falando a verdade sobre esse a rasteira que povo levou! Repactuacao era para repactuar onde já se viu um acordo pior q anterior? Onde tira os direitos de 99% do povo?

    Responder
  32. Vitor Drake says:
    5 meses atrás

    Resolver e o caralho!!! Repactuacao tirou os direitos de 99% dos atingidos onde o acordo anterior pagava muito mais que o novo acordo! Nessa repactuacao 35 mil e um troco pra quem estava aguardando um acordo com indenização justa! E seu afe e retroativo! 99% dos atingidos entraram no novel sem seu afe onde juiz iria solta uma decisão para ser pago tal benefício a essas pessoas, veio a repactuacao e tirou todos esses benefícios e direitos! Mudando e dificultando até os requisitos apenas para pescador e agricultor profissional!!! Onde isso vai ajuda todos os atingidos?

    Responder
  33. Giovani Das Candeias Soares says:
    5 meses atrás

    Isso é pressão psicológica,

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Em alta
  • Comentários
  • Últimas
Samarco acelera pagamentos do PID, faltando 21 dias para encerramento dos requerimentos

Samarco acelera pagamentos do PID, faltando 21 dias para encerramento dos requerimentos

maio 5, 2025
Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

maio 15, 2025
Morre aos 71 anos Geraldo Moreira, zagueiro guanduense que fez história no futebol brasileiro

Morre aos 71 anos Geraldo Moreira, zagueiro guanduense que fez história no futebol brasileiro

abril 26, 2025
Pagamento das indenizações individuais e auxílio previsto no Acordo de Reparação ultrapassa R$ 720 milhões

Pagamento das indenizações individuais e auxílio previsto no Acordo de Reparação ultrapassa R$ 720 milhões

abril 23, 2025
Morre aos 71 anos Geraldo Moreira, zagueiro guanduense que fez história no futebol brasileiro

Morre aos 71 anos Geraldo Moreira, zagueiro guanduense que fez história no futebol brasileiro

5
Pagamento das indenizações individuais e auxílio previsto no Acordo de Reparação ultrapassa R$ 720 milhões

Pagamento das indenizações individuais e auxílio previsto no Acordo de Reparação ultrapassa R$ 720 milhões

3
Pogust Goodhead entra em crise financeira, demite funcionários e provoca dúvidas sobre êxito na Inglaterra

Jornal afirma que escritório de advocacia Pogust Goodhead deve 522 milhões de libras

3
Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

1
Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

maio 15, 2025
“Nosso Festival” começa nesta quinta-feira em Baixo Guandu, com programação na praça São Pedro

“Nosso Festival” começa nesta quinta-feira em Baixo Guandu, com programação na praça São Pedro

maio 15, 2025
Mais de cinco mil pessoas já receberam R$ 35 mil do PID

Mais de cinco mil pessoas já receberam R$ 35 mil do PID

maio 14, 2025
Advogados reclamam que Samarco não respeita prazos nos processos indenizatórios do PID

Advogados reclamam que Samarco não respeita prazos nos processos indenizatórios do PID

maio 14, 2025

Notícias Recentes

Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

maio 15, 2025
“Nosso Festival” começa nesta quinta-feira em Baixo Guandu, com programação na praça São Pedro

“Nosso Festival” começa nesta quinta-feira em Baixo Guandu, com programação na praça São Pedro

maio 15, 2025
Mais de cinco mil pessoas já receberam R$ 35 mil do PID

Mais de cinco mil pessoas já receberam R$ 35 mil do PID

maio 14, 2025
Advogados reclamam que Samarco não respeita prazos nos processos indenizatórios do PID

Advogados reclamam que Samarco não respeita prazos nos processos indenizatórios do PID

maio 14, 2025
Próxima postagem
Chuva com rajadas de vento assusta moradores e tempo segue instável com novos temporais

Chuva com rajadas de vento assusta moradores e tempo segue instável com novos temporais

Procurar por Categorias

  • Aimorés
  • Baixo Guandu
  • CASO SAMARCO
  • Geral
  • Geral
  • Itueta
  • Marilândia
  • Política
  • Resplendor
  • Sem Categoria
  • Sociais

Notícias Recentes

Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

Atingidos que aderiram ao PID aguardam “enxurrada” de pagamentos para esta sexta-feira

maio 15, 2025
“Nosso Festival” começa nesta quinta-feira em Baixo Guandu, com programação na praça São Pedro

“Nosso Festival” começa nesta quinta-feira em Baixo Guandu, com programação na praça São Pedro

maio 15, 2025
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato

© 2025 Todos os direitos reservados Folha1 - Desenvolvido por dNNr WebDesigner

Bem vindo!

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar

Criar nova conta

Preencha o formúlario para registrar

Todos os campos são necessários Entrar

Recupera sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Home
  • Baixo Guandu
  • Aimorés
  • Política
  • Sociais

© 2025 Todos os direitos reservados Folha1 - Desenvolvido por dNNr WebDesigner

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies.