O deputado Adilson Espindula (PSD), apresentou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Lei (PL) 301/2024 para criar o roteiro turístico “Pomerweeg – Caminho Pomerano” no Espírito Santo. Abrangendo 16 municípios capixabas, o caminho busca relembrar os passos migratórios dos pomeranos, desde a chegada ao Porto de Vitória em 1859.
Os municípios que integrarão o “Pomerweeg” são Vitória, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Baixo Guandu, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Vila Pavão, Itarana, Itaguaçu, Colatina, Governador Lindenberg, Domingos Martins e Santa Teresa.
De acordo com o deputado, o objetivo da proposta é incentivar o turismo, além de valorizar a história e a cultura do povo pomerano no Espírito Santo, destacando sua trajetória e legado. “O projeto é um elo entre o passado e o presente, deixando também mais um marco para que as gerações futuras nunca se esqueçam de onde vieram”, defende Espindula.
Na justificativa do projeto, o deputado afirma que uma das principais atrações do roteiro é a gastronomia típica pomerana, que inclui delícias como mijlchebrood (pão de milho), wurst (linguiça), firsichsup (sopa de pêssego), spitsbuubkuchen (bolo ladrão) e witeeten (comida domingueira).
O roteiro também inclui pontos históricos de grande relevância, como o Monumento ao Imigrante em Santa Leopoldina, as ruínas do escorregador no antigo Porto de Cachoeiro, a Serra dos Marquardt em Caramuru, entre outros.
Em Baixo Guandu
O resgate da valorização do povo pomerano em Baixo Guandu surgiu em 2017, na gestão de Neto Barros, quando aconteceu na cidade a 1ª Pommerfest, realizada também em 2018 e 2019. Em 2020, em função da gravidade da epidemia da COVID, a festa não aconteceu. De 2021 até 2024, a atual gestão municipal não se interessou em continuar com a festa.
Mas mesmo fora do roteiro oficial do turismo no Espírito Santo este ano (uma perda lastimável), Baixo Guandu pode resgatar seu potencial turístico a partir de 2025, desde que se mude um pensamento atrasado, que não valoriza este setor.
As 3 festas pomeranas realizadas em Baixo Guandu (2017, 2018, 2019) se transformaram num grande sucesso, porém infelizmente o projeto foi abandonado pela gestão atual. Mas a Pommerfest de Baixo Guandu pode voltar em 2025, agora com o Projeto de Lei criando a “Pomerweeg” e a disposição de resgatar aqui a cultura pomerana.
FONTE: DA REDAÇÃO / ALES