Depois de atravessar um 2021 com pouquíssima chuva entre janeiro e setembro (apenas 313mm), Baixo Guandu e região comemoram uma excelente mudança neste panorama entre os meses de outubro e novembro.
Em outubro choveu 140mm na sede de Baixo Guandu e em novembro, até a data de hoje, (23) o registro é de 167mm de precipitações também na sede do município, de acordo com medidores instalados em residências particulares.
Somando todo o acumulado do ano, temos hoje 620mm de chuvas na sede, ainda longe da média histórica anual, que é de aproximadamente 910mm, mas um conforto pelo tempo chuvoso desde o começo de outubro.
O resultado das boas chuvas de outubro e novembro está aí: rios e córregos cheios e o retorno do verde nas paisagens, com excelente recuperação nas pastagens e benefícios nas demais lavouras.
Quem plantou milho e feijão está muito satisfeito com o desenvolvimento das plantações e as lavouras de café estão revigoradas e com bom desenvolvimento dos grãos. A produção de leite já aumentou e o gado tem agora o capim revigorado para a alimentação.
Córregos como o Lage, Desengano, rios Bananal e Mutum estão novamente com bom volume de água, o mesmo acontecendo com o rio Guandu, que está com vazão muito significativa no encontro com o rio Doce.
Segundo os institutos de meteorologia, ainda neste final de semana a chuva volta a cair em Baixo Guandu e o mês de dezembro será também bastante chuvoso no município.