Três meses depois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetar o projeto de lei que inclui 85 municípios – a maioria deles, no Vale do Rio Doce – na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o veto foi derrubado ontem (27/09) pelo Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, foram 435 votos contra seis. Por 57 votos contra nenhum, o Senado confirmou a queda do veto, incluindo Governador Valadares e outros 84 municípios (quatro deles, capixabas, e o restante em Minas Gerais) na Sudene.
O prefeito de Aimorés Marcelo Marques, ardente defensor da inclusão do município na área da Sudene, disse ontem que agora se abre ótima perspectiva de desenvolvimento e atração de investimentos. “Esta é uma luta nossa de muitos anos e certamente os incentivos da Sudene são essenciais para atração de investimentos para Aimorés”, disse o prefeito.
Do Espírito Santo, foram incluídos na área da Sudene os municípios de Itaguaçu, Itarana, Governador Lindenberg e Aracruz – Baixo Guandu já faz parte da área capixaba beneficiada. (Veja abaixo a relação dos municípios de MG que garantiram a entrada na Sudene).
Cidades que fazem parte do projeto
As cidades mineiras que fazem porte do projeto para serem incluídas na área da Sudene são: Açucena, Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Bonfinópolis de Minas, Braúnas, Cantagalo, Capitão Andrade, Carmésia, Central de Minas, Coluna, Conselheiro Pena, Coroaci, Cuparaque, Divino das Laranjeiras, Divinolândia de Minas, Dom Bosco, Dores de Guanhães, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Frei Lagonegro, Galiléia, Goiabeira, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Imbé de Minas, Inhapim, Itabirinha, Itanhomi, Itueta, Jampruca, José Raydan, Mantena, Marilac, Materlândia, Mathias Lobato, Mendes Pimentel, Mutum, Nacip Raydan, Naque, Natalândia, Nova Belém, Nova Módica, Paulistas, Peçanha, Periquito, Piedade de Caratinga, Resplendor, Sabinópolis, Santa Bárbara do Leste, Santa Efigênia de Minas, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santo Antônio do Itambé, São Domingos das Dores, São Félix de Minas, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio, São João do Manteninha, São João Evangelista, São José da Safira, São José do Divino, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Anta, São Sebastião do Maranhão, Sardoá, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas, Sobrália, Taparuba, Tarumirim, Tumiritinga, Ubaporanga, Uruana de Minas, Virginópolis e Virgolândia.