Considerado o maior líder religioso da história de Baixo Guandu, onde durante décadas exerceu seu ministério, o padre Alonso Benício Leite vai ganhar um memorial na cidade.
No próximo dia 26 de setembro, um domingo, a Igreja Católica vai estar em festa em torno do padre Alonso, inaugurando um Memorial em sua homenagem, com a seguinte programação:
7h – Missa na Matriz de São Pedro
8h20m – Saída da estátua em carreata pelas ruas da cidade
9h30m – Colocação da estátua e abertura do Memorial, no Lar Santa Terezinha;
A inauguração do Memorial celebra os 30 anos de falecimento do padre Alonso Benício Leite, um cearense que chegou muito jovem na cidade e aqui ficou até o seu falecimento, ocorrido em setembro de 1991.
O corpo do padre Alonso está sepultado nas dependências da matriz de São Pedro, situação que exigiu uma autorização especial da Justiça, atendendo a um desejo da comunidade Católica de Baixo Guandu.
Líder respeitado por todas as denominações religiosas, padre Alonso fez do ministério pastoral um exemplo de dedicação e amor ao próximo, fundando em Baixo Guandu instituições como o Ginásio Brasil e o Lar Santa Terezinha, onde no dia 26 um Memorial será inaugurado para eternizar o grande líder religioso guanduense.