Tomaram posse na última terça-feira (2/fev), os 48 novos membros do Conselho Municipal de Saúde da Serra (CMSS). O evento contou com a presença do representante do prefeito Sergio Vidigal, o Coordenador de Governo, Neto Barros, da Secretária de Saúde, Sheila Cruz e demais autoridades dos segmentos representativos.
Esses novos conselheiros cumprirão um mandato de dois anos (2021/2022) e foram eleitos em assembleia conjunta das entidades representativas dos trabalhadores de saúde e dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no mês de janeiro.
Para representar o segmento dos usuários do SUS, foram eleitos 24 conselheiros. Para o segmento dos trabalhadores de saúde, 12 atuarão como conselheiros, além dos 12 representantes do segmento gestores/prestadores de saúde.
Neto Barros falou da importância do CMSS para a saúde da Serra. “Vocês terão a grande responsabilidade de fiscalizar, participar dos debates e propor soluções para a saúde do município”.
A secretária de saúde ressaltou o valor do diálogo: “Sou enfermeira da saúde coletiva e tenho a tendência e a formação de estar aberta ao diálogo. Sempre querer conversar com a população para conhecer os problemas e chegar a soluções para assim construir propostas para melhoria da saúde das pessoas”, disse.
O CMSS atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. “É um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo. Tem a responsabilidade de fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à saúde”, explicou secretária-executiva do CMSS, Daysi Koheler Benning.
Fonte: SECOM/PMS