Ação é de rotina preventiva e moradores não precisarão se deslocar
Os moradores da cidade mineira de Aimorés e do município capixaba de Baixo Guandu devem ouvir entre os dias 20 e 26 de outubro os testes das sirenes instaladas nessas localidades. Trata-se de uma ação preventiva relacionada ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Aimorés, pertencente à Aliança Geração de Energia S.A., e que está localizada na Bacia do Rio Doce.
O teste no sistema de alerta irá acontecer em períodos diurnos (manhã ou tarde) e não há necessidade de mobilização e deslocamento da população para pontos de encontro ao ouvir a sirene. Os moradores escutarão ao longo dos dias as sirenes sendo testadas separadamente. E, no dia 26, serão testadas todas ao mesmo tempo. De acordo com Adilison Melo, coordenador da usina, é muito importante ressaltar que a população não precisará se deslocar para algum ponto de encontro para não causar aglomeração. “Os testes das sirenes são uma ação preventiva prevista no PAE e que devemos realizar regularmente”, ressalta Adilison.
Ainda de acordo com Adilison, as estruturas da Usina atendem plenamente aos fatores de segurança previstos na legislação e segue em situação normal de estabilidade, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A Usina está classificada como de baixo risco e em condição normal de segurança.
A cidade Aimorés conta com 14 sirenes e Baixo Guandu, 9. O teste será acompanhado por representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia.
Plano de Ação de Emergência (PAE)
O PAE é um documento que contém as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta de prevenção contendo sirenes, placas de rota de fuga e pontos de encontro.
Simulado de evacuação
No ano passado, a Usina Hidrelétrica de Aimorés realizou simulados de evacuação com os moradores das cidades de Aimorés e Baixo Guandu. O objetivo foi testar o sistema de alerta local e treinar a população sobre como agir em caso de emergência.
Serviço:
Teste de sirenes nas cidades de Aimorés e Baixo Guandu:
20 a 26 de outubro – Não haverá a mobilização da população.